Usuários relataram que o WhatsApp ficou fora do ar nesta sexta-feira (19). O mensageiro do Facebook, tanto em sua versão Web, quanto no aplicativo para iOS e Android, está enfrentando instabilidade.

De acordo com o site DownDetector, que monitora o funcionamento de serviços online, a plataforma passou a receber relatos de inatividade por volta das 13h50 de hoje.

publicidade

Por volta das 14h10 desta sexta, o aplicativo parecia já ter voltado ao normal. A queda momentânea foi registrada globalmente, segundo o DownDetector. Nos testes feitos pela equipe do Olhar Digital, o WhatsApp ficou fora do ar para enviar e receber mensagens durante alguns minutos.

Em contato com a reportagem, um porta-voz da Meta disse que “uma questão técnica fez com que algumas pessoas tivessem dificuldade para acessar nossos aplicativos e serviços. Resolvemos a questão o mais rápido possível para todos os usuários impactados e lamentamos qualquer inconveniência.”

WhatsApp fora do ar

Vale lembrar que WhatsApp, Instagram e Facebook ficaram várias horas fora do ar no dia 4 de outubro deste ano. De acordo com o Facebook, que perdeu milhões em publicidade com a interrupção, o problema foi interno, causado por um erro durante uma alteração de configuração, o que acabou tirando todos os seus serviços do ar.

Além da queda de diversos serviços da empresa, Mark Zuckerberg ainda perdeu uma quantia considerável. Ao longo do dia, ele viu a confiança dos investidores de suas plataformas enfraquecer. Com isso, as ações do Facebook caíram 4,8%, tirando bilhões do bolso do CEO. Naquele dia, sua fortuna encolheu US$ 5,9 bilhões (cerca de R$ 32 bilhões em conversão direta).

“Nossas equipes de engenharia aprenderam que as alterações de configuração nos roteadores de backbone que coordenam o tráfego de rede entre nossos data centers causaram problemas que interromperam a comunicação. Essa interrupção no tráfego de rede teve um efeito cascata na maneira como nossos data centers se comunicam, interrompendo nossos serviços”, disse a empresa na ocasião, explicando o que deixou o WhatsApp, Facebook e Instagram fora do ar.

Leia também!

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!