Dois carros elétricos Tesla Model Y foram avistados na área externa da Gigafábrica de Grünheide (a Giga Berlim, com uma Oktoberfest para chamar de sua e tudo) em um vídeo de drone voador que captava imagens da vista aérea das instalações.

Os dois modelos (um deles, coberto por uma lona), estavam estacionados na pista de testes da montadora, não possuíam placas de trânsito, e levantam a possibilidade de o automóvel ter sido pré-montados nas estruturas. Embargos e atrasos fizeram com que as obras das instalações andassem à passos lentos, já que a previsão de inauguração, em junho deste ano, foi adiada duas vezes — uma, por abastecimento hídrico e outra, por conflitos com ambientalistas.

publicidade

Os veículos podem ser flagrados aos 6:40 e aos 8:00 do vídeo.

Hoje, a previsão de abertura está situada para janeiro de 2022, e a Tesla ainda precisa de autorizações para o início da produção. No entanto, três outros Model Y já foram vistos saindo do local, em datas anteriores, o que aumenta a possibilidade das estruturas construídas já estabelecerem alguma linha de montagem.

Até o momento, a Giga Berlin está concluindo suas instalações, como a pavimentação de pistas e a instalação de chaminés nos galpões principais e nas estações de tratamento de água.

Modelos em Berlim podem ter sido importados da China

No entanto, existe outra possibilidade: a de que estes modelos circulando em Berlim sejam, na verdade, montados nas estruturas da Gigafábrica da Tesla localizadas na China. Esta possibilidade não é confirmada, porém, explicaria a presença dos automóveis mesmo neste estado das instalações.

O automóvel flagrado sem a lona parece ser uma unidade de motor duplo e tração em todas as rodas (AWD) — vide o símbolo na parte de trás. Esta versão, considerada a topo de linha da Tesla, não é fabricada nas instalações chinesas, que costumam produzir os modelos de entrada da montadora, com tração na parte traseira.

Ao que tudo indica, a Gigafábrica de Berlim pode ser responsável pela fabricação dos modelos Long Range e Performance da Tesla, já que o recurso AWD está presente neles.

Via InsideEVs

Imagem:

Leia mais:

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!