O rover Curiosity, da Nasa, que explora a superfície de Marte há nove anos, acabou de presentear a humanidade com um incrível “cartão postal” da paisagem marciana vista da encosta do Monte Sharp, local que está atualmente explorando.

A imagem foi feita em 16 de novembro (o 3.299º dia marciano, ou sol, da missão), quando os engenheiros ordenaram que Curiosity fizesse dois conjuntos de mosaicos, ou imagens compostas, capturando a cena às 8h30 e novamente às 16h10, na hora local de Marte.

publicidade

Os dois horários proporcionavam condições de iluminação contrastantes que destacavam uma variedade de detalhes da paisagem. A equipe então combinou as cenas em uma recriação artística que inclui elementos da cena da manhã em azul, a cena da tarde em laranja e uma combinação de ambas em verde.

Por isso a imagem parece ter duas fontes de luz, uma alaranjada à esquerda e outra azulada à direita. Ou seja, não é como veríamos a paisagem se estivéssemos no lugar do rover. Mas mesmo assim, é de tirar o fôlego. Confira abaixo:

“Cartão Postal” de Marte. Imagem feita a partir de fotos em preto-e-branco capturadas pelo rover Curiosity e colorizadas por equipes da Nasa. Imagem: Nasa/JPL

No centro da imagem está a encosta do Monte Sharp, a montanha de 5 quilômetros de altura que o Curiosity vem subindo desde 2014. Colinas arredondadas podem ser vistas à distância, no centro-direito. O rover as encontrou de perto em julho, quando começou a notar mudanças intrigantes na paisagem. Um campo de ondulações de areia conhecido como “Sands of Forvie” se estende de 400 a 800 metros de distância.

Na extremidade direita do panorama está a escarpada “Montanha Rafael Navarro”, que deve seu nome a um cientista da equipe Curiosity que faleceu no início deste ano. Por trás dela está a parte superior do Monte Sharp, bem acima da área que o Curiosity está explorando.

Leia mais:

O Monte Sharp fica dentro da cratera Gale, uma bacia de 154 quilômetros de largura formada por um antigo impacto de um meteorito; A borda distante da cratera Gale tem 2,3 quilômetros de altura e é visível no horizonte a cerca de 30 a 40 quilômetros de distância.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!