A um mês de estreia, o roteirista de ‘Matrix Ressurections’ ou ‘Matrix 4’, David Mitchell, deu algumas dicas em uma entrevista ao tabloide CheatSheet sobre o que os fãs podem ou não esperar do novo filme, que volta às telas quase 20 anos após sua última e terceira parte, ‘Matrix Revolutions’, de 2003.

Segundo Mitchell, a quarta produção da franquia não se trata apenas de mais uma sequência e muito menos um reboot ou recauchutagem – o que muitos podem pensar devido ao tempo de distância entre um filme e outro – mas sim uma exploração do antigo que transformará o gênero e as expectativas.

publicidade

Leia mais!

“Assisti ao filme em Berlim em setembro”, disse Mitchell. “É realmente bom. Não posso dizer do que trata este filme, mas poderia explicar o que não é. Certamente não é mais uma sequência, mas algo autônomo que contém, no entanto, as três Matrix que o precederam de uma forma realmente engenhosa. É uma criação muito bonita e estranha. Também atinge algumas coisas que não vemos em filmes de ação, o que significa que subverte as regras dos sucessos de bilheteria”, afirmou o coautor.

De acordo com o Collider, a nova entrada na franquia pode narrar, novamente, a luta de Neo (Keanu Reeves) para salvar a humanidade e sair da Matrix. Conforme ‘Matrix Revolutions’, Neo foi o primeiro na história a escolher o amor ao invés de um recomeço na Matrix e ainda conseguir salvar os últimos sobreviventes da humanidade em Zion.

Contudo, o encontro entre O Arquiteto e o Oráculo no terceiro filme sugere que a paz entre máquinas e humanos está firmada, apenas “enquanto durar”, sugerindo uma falsa sensação de paz aos humanos e já prevendo uma maneira de dominá-los novamente.

matrix montagem
‘Matrix Ressurections’: roteirista diz que filme não é apenas mais uma sequência. Imagem: CBR/Montagem/Reprodução

O trailer de ‘Matrix 4’ indica que Neo – chamado de Thomas Anderson no “mundo real” da sequência – será reintroduzido à Matrix. De acordo com o teaser, inclusive, apenas ele tem déjà vu com cenas do passado que ocorrem após encostar em Trinity (Carrie Ann Moss).

Escrito e dirigido por Lana Wachowski, cocriadora da franquia original, ‘Matrix 4’ traz o retorno de Keanu Reeves na pele de Neo e Carrie-Ann Moss como Trinity. Laurence Fishburne, aparentemente, não retornará como Morpheus no novo filme. Outros nomes que retornam para o quarto longa da saga são Jada Pinkett-Smith como Niobe, Lambert Wilson como Merovingian e Daniel Bernhardt como o agente Johnson.

‘Matrix: Ressurrections‘ está marcado para estrear nos cinemas do mundo todo em 22 de dezembro de 2021. No Brasil, a Warner Bros. antecipou o lançamento em uma semana: 16 de dezembro.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!