O Rio de Janeiro está enfrentando um surto de Influenza, a popular gripe. A Secretaria Municipal de Saúde do RJ registrou 6,3 mil casos de gripe nos últimos sete dias e as principais vítimas da doença são as crianças.

Atualmente, existem 24 pacientes internados por conta da Influenza no Rio de Janeiro, sendo 23 crianças entre 0 e 12 anos e apenas um idoso. As crianças representam 95,8% dos hospitalizados pela gripe.

publicidade

Leia também!

A pasta da Saúde está reforçando que as crianças e idosos procurem a vacina contra a gripe imediatamente, caso estejam com a imunização em atraso. Atualmente, a campanha de vacinação contra a Influenza abrange todos as pessoas, mas a prioridade são crianças acima de 6 meses e pessoas acima dos 60 anos.

Vale ressaltar que os sintomas da gripe são muito parecidos com os da Covid-19. Por este motivo, caso seja identificado qualquer sintoma, é necessário buscar uma unidade de Saúde para realizar o teste de Covid-19 e descartar a possibilidade do diagnóstico da doença.

Gripes. Imagem: Shutterstock
Surto de gripe: crianças representam quase 96% dos internados por Influenza no RJ. Imagem: Shutterstock

De acordo com a secretaria de Saúde, o teste aplicado nas unidades de atendimento do Rio de Janeiro é o de antígeno, que possui 93% de confiabilidade. “Para descartar a Covid-19, também submetemos ao teste RT-PCR a maior parte daqueles que apresentaram resultado negativo no exame de antígeno. Mas 99% desses testes RT-PCR estão confirmando o resultado negativo”, explicou Daniel Soranz, secretário municipal de Saúde do RJ.

“Além do atendimento médico, quem estiver com sintomas deve procurar usar máscara o tempo todo e manter o distanciamento social, para não infectar os outros. Assim como a Covid-19, a Influenza não tem tratamento específico, mas apenas tratamento aos sintomas. As vacinas são importantes para prevenir novos casos”, afirmou o pesquisador do grupo de Métodos Analíticos em Vigilância Epidemiológica da Fiocruz (Mave-Fiocruz), Leonardo Bastos.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!