Uma ferramenta capaz de mapear o DNA de vermes do solo promete ser útil para distinguir parasitas benéficos daqueles que são considerados pragas. A iniciativa, anunciada na última semana, é da startup Biome4All, especializada em mapeamento genético do solo.

vermes, pragas
Análise de DNA dos nematoides permite identificar quais são parasitas benéficos e quais são classificados como pragas de solo. Imagem: nicemyphoto – shutterstock

Chamados nematoides, esses vermes têm tamanhos bastante variáveis e podem ser encontrados em abundância tanto no solo quanto na água. São parasitas de animais, de insetos e ou de plantas. Enquanto os vermes de animais podem atingir vários centímetros de comprimento, os de plantas variam de 0,3 a 3 mm.

De acordo com a Biome4All, a tecnologia desenvolvida pela empresa visa tornar possível identificar os nematoides que causam prejuízos às plantas e a melhor forma de manejo. Segundo a Sociedade Brasileira de Nematologia, essas pragas afetam diversas culturas no Brasil, causando prejuízos de cerca de R$35 bilhões por ano.

Para explicar como a ferramenta funciona, a empresa lançou um vídeo no YouTube:

publicidade

Leia mais:

Análise de DNA otimiza administração do solo

Marcus Adonai, microbiologista e cofundador da startup, explica que a ferramenta, chamada NemaScan,  permite a identificação dos gêneros e espécies dos parasitas, tanto de indivíduos quanto de ovos. “Esse nível de detalhamento não é possível com o uso dos métodos mais tradicionais de análise de nematoides do solo”, afirma Adonai.

Ele diz que a nova tecnologia também acessa informações sobre a estrutura alimentar da população de nematoides, além de apontar a suscetibilidade de culturas e plantas de cobertura. A NemaScan também indica os insumos que podem ser utilizados para o manuseio desses organismos.

Como existem espécies de vermes que podem ser benéficas à agricultura – seja por indicarem a qualidade de um determinado solo, seja por atuarem no controle de insetos prejudiciais – a possibilidade de fazer o mapeamento genético dos nematoides se faz primordial. “Uma ferramenta que nos permite identificar e quantificar os nematoides presentes no solo, discriminando os fitopatogênicos [aqueles que causam doenças] das outras espécies, é de extrema importância para o manejo dos solos agrícolas”.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!