O Olhar Espacial desta sexta-feira (26) terá como tema a Estação Espacial Internacional (ISS). Há mais de 20 anos este laboratório orbital abriga astronautas que conduzem pesquisas que podem levar ao desenvolvimento de tecnologias para melhorar nossa vida aqui na Terra, ou facilitar a exploração do espaço no futuro.

Os apresentadores Marcelo Zurita e Rafael Rigues irão contar um pouco sobre a história da ISS, comentar os recentes incidentes que preocupam a comunidade internacional e falar sobre os planos para o futuro. Até quando ela ficará em órbita? Qual será sua substituta? E o que fazer quando ela tiver de ser aposentada?

publicidade
O cosmonauta Oleg Novitsky compartilhou esta foto da Estação Espacial Internacional no Twitter em 29 de setembro de 2021. Ele e dois colegas estavam transferindo uma espaçonave russa Soyuz de um porto para outro na época. (Crédito da imagem: Oleg Novitsky / Roscosmos via Twitter)

Além disso, o programa explicará como você pode rastrear a estação para vê-la, a olho nu, aí mesmo de sua casa, mostrará imagens ao vivo e em alta definição da Terra geradas por câmeras a bordo e contará como estudantes de todo o mundo, inclusive do Brasil, estão tendo a oportunidade de controlar estas câmeras para fazer fotos incríveis de nosso planeta.

Apresentado por Rafael Rigues, editor de Ciência e Espaço do Olhar Digital, e por Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia — APA; membro da SAB — Sociedade Astronômica Brasileira; diretor técnico da Bramon — Rede Brasileira de Observação de Meteoros — e coordenador regional (Nordeste) do Asteroid Day Brasil, o Olhar Espacial é transmitido ao vivo, todas às sextas-feiras, às 21h, pelos canais oficiais do veículo no YouTubeFacebookInstagramTwitterLinkedIn e TikTok.

Leia mais:

O Olhar Espacial conta com a participação dos espectadores, que podem mandar perguntas, sugestões e críticas pelas redes sociais do Olhar Digital. Confira as edições anteriores do programa na playlist do Olhar Espacial no YouTube.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!