A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) entrou com um pedido na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nesta sexta-feira (26) para que o laboratório de Bio-manguinhos seja liberado para fabricar Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) 100% nacional. Os insumos são necessários para a produção da AstraZeneca e atualmente precisam ser importados.

O prazo está dentro do estipulado pela Fiocruz, que esperava entregar toda a documentação até o final de novembro. O laboratório passou dois meses preparando todos os documentos para apresentar à Anvisa.

publicidade

Fiocruz com IFA nacional

“A conclusão de transferências de tecnologias em imunobiológicos costuma levar cerca de 10 anos. Com a vacina Fiocruz Covid-19, Bio-Manguinhos/Fiocruz concluirá a incorporação da tecnologia em apenas um ano, em atendimento à emergência sanitária”, disse a Fiocruz.

A farmacêutica informou que já produziu 5 lotes de do IFA nacional. Quatro desses estão passando por análises para verificar a compatibilidade com o material importado. Ainda não há uma data para quando as vacinas 100% nacionais vão passar a ser usadas.

publicidade

Leia mais:

“O processamento final (formulação, envase, revisão, rotulagem e embalagem) dos lotes com o IFA nacional e as primeiras entregas das vacinas nacionais ocorrerão somente após a aprovação da alteração pós registro pela Anvisa e pactuação com o Programa Nacional de Imunizações (PNI), de modo a garantir a máxima validade das doses no momento da sua distribuição”, informou a Fiocruz.

publicidade

A fase é a última etapa regulatória para o Brasil ter a vacina feita totalmente em seu território. No passo a passo anterior, a Anvisa já havia concedido as Condições Técnico-Operacionais (CTO) da infraestrutura de produção do Ingrediente e o Certificado de Boas Práticas de Fabricação (cBPF) para produção deste insumo.

A expectativa inicial era começar a produção do IFA no Brasil, mas o contrato de transferência de tecnologia que estava previsto para ser assinado em dezembro acabou atrasando até fevereiro, o que causou uma demora maior para a conclusão do processo. Até o momento. A Fiocruz informou que já entregou ao Ministério da Saúde 135,7 milhões de doses da AstraZeneca produzidas com IFA importado. 

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!