Quase três anos após o incêndio que dizimou parcialmente a sua construção, a Catedral de Notre-Dame segue em reformas fechadas ao público. Apesar dos boatos que a Ubisoft poderia contribuir com modelos em 3D, os arquivos de Assassin’s Creed Unity não possuem as informações necessárias de arquitetura para auxiliar no projeto de restauração do prédio.

Na época do incêndio, em abril de 2019, muito se falou da possibilidade da Ubisoft – que é originariamente francesa – compartilhar os arquivos da franquia Assassin’s Creed ao comitê de reformas da Catedral de Notre-Dame. A precisão histórica das locações é um ponto frequentemente reforçado pela empresa na divulgação de novos jogos, principalmente no título “Unity” – de 2014 – que toma o período da Revolução Francesa como plano de fundo de sua trama.

Mesmo sem a Ubisoft ter confirmado que os seus arquivos poderiam auxiliar na restauração de Notre-Dame, a empresa se beneficiou do boato para a promoção do título que, por muitos, foi considerado um fracasso comercial devido aos erros e bugs do seu lançamento. Nas semanas que seguiram o incêndio da catedral, a empresa doou € 500.000 para o projeto de restauração e tornou Assassin’s Unity gratuito para PCs. Um porta-voz da empresa, inclusive, chegou a afirmar ao jornal The Guardian que ficariam felizes na contribuição destes se os seus modelos em 3D fossem utilizados no projeto.

Apesar disto, um levantamento recente indica que isto jamais foi cogitado. De acordo com o portal The Verge, parte da campanha de lançamento de Assassin’s Creed Unity destacava que a arquitetura das catedrais góticas era pensada para beneficiar assassinatos no local. Isto não é verdade.

publicidade

Leia mais:

Ubisoft modificou a arquitetura de Notre-Dame

De acordo com a artistas gráfica Caroline Miousse, que trabalhou em Unity, a Ubisoft levou cerca de dois anos para adaptar algumas partes da catedral de Notre-Dame no mapa do game, modificando saídas e espaços que dariam maior mobilidade ao jogador.

“Nós adicionamos coisas como cabos e incenso ao segundo nível de Notre-Dame para que os jogadores possam se mover mais facilmente quando estão acima do solo”, revela a artista.  Além disso, os projetos em 3D incluem janelas, balaústres e painéis que nunca existiram.

Além disso, membros da equipe de Assassin’s Creed Unity revelam que outro fato que contribuiu para quebrar a precisão histórica da catedral foi a limitação técnica dos consoles da época. Por questões gráficas, alguns detalhes que se perderam no incêndio, como as molduras de algumas portas, não possuem versões em 3D.

Cada tímpano das portas de Notre-Dame possui uma moldura esculpida específica que retrata trechos da bíblia. Na época do desenvolvimento de Unity, os desenvolvedores optaram em transformar estes detalhes em texturas. Isto é, imagens em 2D que são aplicadas aos modelos e dão ao jogador a impressão de se tratar de um objeto tridimensional.

Além disso, outro detalhe que dificultaria a precisão é a lei de direito autoral da França que também protege prédios e monumentos históricos. Para evitar o pagamento de Royalties, a Ubisoft modificou propositalmente o visual de muitas estátuas do prédio.

Reforma utilizará projeção em 3D

Mesmo sem o auxílio da Ubisoft, a tecnologia ainda é muito importante para a recuperação da Catedral de Notre-Dame. Os engenheiros responsáveis pela reforma do monumento utilizam uma tecnologia proprietária de escaneamento em 3D para identificar falhas na estrutura e outros detalhes que podem ser reconstruídos.

Por se tratar de um incêndio parcial, a maioria dos objetos danificados poderá ser adaptada a partir da observação de elementos ao seu redor. Na França, o canal de YouTube CNRS divulgou um vídeo explicando este processo.

De acordo com as projeções do governo francês e do comitê de restauração, a Catedral de Notre-Dame será totalmente restaurada em até dois anos. A projeção é que o monumento seja reinaugurado em abril de 2024, exatamente após cinco anos do seu acidente.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!