É até estranho dizer que – principalmente para a geração que conhece o Superman de hoje – em uma época distante, o super-herói não poupava a vida dos inimigos e não era esse poço de empatia que o caracteriza agora. Contudo, de acordo com o ScreenRant, a Action Comics, revista em quadrinhos da DC, lançada em 1938, revela que as primeiras aparições do Homem de Aço o apresentavam como violento e nada equilibrado.

As características lembram muito um outro amigo super-herói, o Batman – não muito amigo em ‘Batman vs Superman: A Origem da Justiça’. Com Superman, a Action Comics se tornou o lar dos super-heróis, entretanto, o homem, hoje considerado um deus, além das diferenças na essência da personalidade, também não tinha metade dos poderes que possui hoje.

Leia mais!

Na Idade de Ouro, como é chamada a época dos quadrinhos para os justiceiros, não conseguia voar (embora pudesse saltar distâncias inacreditáveis) e, embora sua força fosse impressionante, ele também não erguia edifícios, muito menos montanhas, que dirá planetas

publicidade

Mas então qual era o seu foco originalmente? O Superman de outrora passava seu tempo lutando contra o crime organizado – outra semelhança com Batman.

superman dc comics
Originalmente, Superman tinha características do Batman, de acordo com os quadrinhos. Fontes: DC Comics

Ainda de acordo com o tabloide, frases como “Essa barra poderia facilmente ser o seu pescoço!” e “[vou] arrancar seu coração cruel com minhas próprias mãos!” eram comuns vir da boca do homem de capa vermelha. Em um dos desdobramentos dos conflitos nos quadrinhos, Superman encontra Emil Norvell, um traficante de armas, e é atacado com metralhadoras pelos capangas do criminoso. Ao perceberem que as balas chicoteiam no Homem de Aço, um deles diz: “Meu Deus! Ele não vai morrer!”. Superman responde: “Ainda bem que não posso dizer o mesmo para você!”

O Superman dessa época, contudo, tem uma explicação. Na época em que o herói estava sendo escrito, a América estava emergindo da Grande Depressão (ou Crise de 1929), que foi a maior crise econômica da história dos Estados Unidos. Assim, o Superman nasceu como o herói de um trabalhador, uma “força” que se levantou contra chefes corruptos, líderes que aceitaram subornos ou fizeram vista grossa ao crime e qualquer outra pessoa que se aproveitou da classe baixa trabalhadora. 

Ou seja, o super-herói nasceu de uma visão ideológica e política do país – o que não é segredo – e, o principal, as pessoas reagiam bem a um herói que não podia ser comprado, negociado ou facilmente despachado. Com o passar do tempo – fim da crise e início da Segunda Guerra Mundial – o tom do personagem começa a ser mais brando. Mas, ainda expressando as ideias americanas, emerge o Capitão América, que surgiu em 1941 através dos HQs da Timely Comics, antecessora da Marvel Comics.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!