A variante Ômicron da Covid-19, que está gerando preocupação no mundo inteiro e foi identificada em países da África e da Europa, pode já estar circulando nos Estados Unidos mesmo sem ter sido detectada ainda.

“Ainda não detectamos, mas quando você tem um vírus que está apresentando esse grau de transmissibilidade e está tendo casos relacionados a viagens que eles já notaram em outros lugares, quando você tem um vírus como este, quase invariavelmente vai passar por toda parte “,  explicou o Dr. Anthony Fauci, em uma entrevista à NBC no sábado.

publicidade

“O nível de alarme neste ponto é completamente apropriado”, completou a médica Leana Wen ao USA TODAY. “Eu preferiria que agíssemos e depois descobríssemos que, na verdade, essa variante responde muito bem às vacinas que temos”

“Não vimos nada parecido”, completou ela “A linha de inclinação é muito mais alta do que a linha delta inicial”, finalizou.

publicidade

Quer ficar por dentro de todas as notícias sobre a Ômicron? Então acesse a reportagem especial do Olhar Digital.

Variante Ômicron

Segundo pesquisadores do Imperial College London, a preocupação é que essa Cepa, por conta de seu alto número de mutações em relação a versão do vírus descoberta originalmente, seja capaz de escapar da proteção concedida pela infecção pela Covid-19 ou até mesmo de algumas vacinas, mas isso ainda precisa ser confirmado.

publicidade

O maior risco da nova variante Ômicron da Covid-19 é por conta das 32 mutações que ela possui na proteína Spike da Covid-19. É justamente essa parte do vírus que a maior parte das vacinas utiliza para que o sistema imunológico seja capaz de barrar a doença. Ou seja, alterações nessas proteínas podem ser potencialmente perigosas.

Quer ficar por dentro de todas as notícias sobre a Ômicron? Então acesse a reportagem especial do Olhar Digital com tudo atualizado da nova variante.

publicidade

Via MedicalXpress

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!