A nova variante Ômicron do coronavírus está deixando todo o mundo apreensivo, por, principalmente, estar cercada de dúvidas sobre a ação da cepa. Com isso, a Prefeitura de São Paulo pode adiar a liberação do uso das máscaras de proteção ao ar livre.

Anteriormente, a liberação estava prevista para o dia 11 de dezembro, seguindo o calendário do governo estadual. No entanto, nesta segunda-feira (29), o secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido, afirmou ser arriscado manter a previsão de liberação.

Leia também!

A secretária de Saúde da cidade de São Paulo está realizando um estudo próprio e só deve anunciar os resultados no dia 6 de dezembro. A decisão da Prefeitura de SP deve ser baseada na nova pesquisa.

publicidade

Caso suspeito em São Paulo

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) identificou o caso de um brasileiro que testou positivo para Covid-19 após passar pela África do Sul, foco da nova variante Ômicron. Segundo o órgão, o passageiro desembarcou em Guarulhos no sábado (27), em um voo da Ethiopian Airlines. Ainda não há confirmação se o caso se enquadra na nova cepa do coronavírus.

Imagem possui a ilustração de diversos coronavirus
Prefeitura de SP pode adiar liberação de máscaras ao ar livre. Crédito: Shutterstock

Em nota publicada em seu site oficial, a Anvisa destacou que fiscaliza e exige, por força de portaria interministerial, que o viajante apresente exame PCR negativo para Covid-19 realizado em, no máximo, 72 horas antes do voo internacional (na origem do voo). Ainda de acordo com o texto, o passageiro em questão chegou ao Brasil com teste negativo, assintomático.

No entanto, a Anvisa foi informada horas após o desembarque sobre o resultado positivo de novo teste de RT-PCR, realizado pelo laboratório localizado no aeroporto de Guarulhos.

O paciente foi colocado em isolamento e já cumpre quarentena residencial. Os órgãos de saúde estadual e municipal passam a fazer o monitoramento do caso. O Ministério da Saúde acompanha o caso.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!