A BMW revelou nesta terça-feira (30) o Concept XM, primeiro veículo eletrificado da divisão esportiva M, que irá completar 50 anos em 2022. O robusto SUV traz um trem de força vitaminado com 750 cavalos de potência — juntando um motor elétrico a um V8 4.4 biturbo — e chega ao mercado para concorrer com modelos como o Audi RS Q8 e o híbrido Porsche Cayenne Coupé Turbo S.

Sucessor do BMW X7, o Concept XM poderia ser batizado de X8 caso a tradicional nomenclatura dos carros alemães — a terminação “X” diz respeito a SUVs e crossovers — fosse levado em conta. Como se trata do primeiro veículo da BMW com desenvolvimento exclusivo da divisão M desde o M1, em 1978, a titulação do modelo é dupla, mesmo ele sendo basicamente um utilitário. O XM ainda está em fase de protótipo, mas o lançamento deve ser logo no fim de 2022.

publicidade
BMW Concept XM
Grade se expande por quase toda a região dianteira do Concept XM (BMW/Divulgação)

Autonomia de 48 km apenas com eletricidade

O trem de força, de fato, deve ser o diferencial do Concept XM, trazendo um conjunto que alia um motor V8 4.4 biturbo e um elétrico e gera 750 cavalos de potência e 102 kgfm de torque. Isso, aliás, deve fazer do XM o modelo de produção mais potente da BMW, capaz de andar até 48 km somente com eletricidade. A transmissão, a exemplo de outros veículos da montadora, será automática com oito velocidades e terá tração integral nas quatro rodas.

“O BMW Concept XM representa uma reformulação completa do segmento de veículos de alto desempenho”, destaca o CEO da divisão M, Franciscus van Meel, em comunicado à imprensa. “Ele destaca a capacidade da BMW romper com convenções estabelecidas e atravessar fronteiras para oferecer aos fãs da marca a experiência de pilotagem definitiva.”

BMW Concept XM
Parte traseira tem quatro saídas de escape (BMW/Divulgação)

Visual empolado

No visual, o Concept XM se distingue de outros modelos da divisão M por apresentar linhas bem extravagantes — mesmo para a BMW, historicamente conhecida pelo descomedimento. Na frente, a grade se alastra por quase toda a região, enquanto os faróis foram divididos, com filetes de LED na parte superior e luzes de cruzamento na inferior.

BMW Concept XM
Espaço interno exala sobriedade com estofamento feito em couro marrom (BMW/Divulgação)

É na parte traseira, no entanto, que encontramos um tratamento ainda mais excêntrico, com um exaustor duplo em formato hexagonal e duas luzes verticais em forma de L demarcando um para-choque que é uma verdadeira coleção de vincos. Por dentro, o espaço traz um pouco mais de sobriedade, com estofamento feito de couro marrom flexível.

O Concept XM será fabricado em Spartanburg, na Carolina do Sul (EUA), a partir do ano que vem, e as vendas devem começar em meados do ano seguinte.

Via AutoEvolution

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!