O terceiro trimestre deste ano foi um período de recorde de investimentos em startups que atuam especificamente no ramo de IA (inteligência artificial). Um setor que já despertou o interesse de empresas como o Nubank.

Segundo uma pesquisa efetuada pela consultoria CB Insights, foram US$ 17,9 bilhões (cerca de R$ 101,2 bilhões na cotação atual) direcionados ao segmento apenas neste período.

Esse aquecimento no mercado de soluções baseadas em IA, inclusive, fez com que surgissem 13 novos unicórnios no mercado (startups avaliados em mais de US$ 1 bilhão).

Nessa lista, estão dois representantes da América Latina: a brasileira de identidade digital ‘unico’, que captou R$ 625 milhões em agosto, e a chilena NotCo, que utiliza um sistema inteligente que permite produzir alimentos à base de plantas.

publicidade
Inteligência artificial; startups de IA batem recorde de investimentos, no terceiro tri foram mais de R$ 100 bi
Startups de IA captaram quase US$ 18 bilhões no terceiro trimestre. Imagem: sdecoret/Shutterstock

Sobre essa tendência positiva no nicho de inteligência artificial, o fundador e CEO da ‘unico’, Diego Martins, comentou que em 2021 a empresa já quintuplicou o seu time de engenharia de produtos: “Estamos trazendo talentos e profissionais de todo o mundo. Além de construirmos parcerias com universidades para pesquisas na área de biometria periocular, e com o Google Cloud, nas áreas de privacidade”.

Já a NotCo, por sua vez, captou US$ 235 milhões em julho, mês em que ultrapassou a capitalização de US$ 1 bilhão. A head de marketing da empresa, Vanessa Giangiacomo, ressaltou a importância do seu algoritmo capaz de encontrar substâncias que “emulam” produtos de origem animal: 

“Nosso sistema entende a estrutura molecular de alimentos de origem animal e busca qual a combinação de vegetais que irá gerar um alimento muito próximo em termos de sabor, textura, aroma e valor nutricional daquele alimento que queremos recriar”.

Veja também

Por fim, sobre essa tendência de ampliação do uso de IA no mercado, João Pedro Brasileiro, CEO do Innovation Latam, declarou que a inteligência artificial tem se mostrado “cada vez mais eficiente” para automatizar diversas tarefas. 

Segundo o executivo, com a evolução das aplicações da IA, o mercado está “ávido por investimentos”, algo que também ajuda a explicar o crescimento de aportes nas startups que operam com soluções de inteligência artificial.  

Via: Forbes

Imagem principal: Blue Planet Studio/Shutterstock

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!