A Nasa divulgou nesta segunda-feira (29) uma nova selfie feita pelo rover Curiosity, que há nove anos explora a superfície de Marte. O robô interrompeu a sua escalada do Monte Sharp, uma montanha com 5,5 km de altitude no centro da cratera Gale, para fazer a imagem.

A foto é, na verdade, um mosaico de 81 outras imagens capturadas em 20 de novembro pela câmera MAHLI (Mars Hand Lens Imager), montada no braço mecânico do robô. Duas versões foram divulgadas: uma grande angular que mostra mais do terreno ao redor do Curiosity e outra em ângulo mais fechado, que mostra melhor o rover.

publicidade

Na imagem grande angular, abaixo, é possível ver, à direita do Curiosity, a “Montanha Rafael Navarro”, batizada em homenagem a Rafael Navarro-Gonzalez, astrobiólogo da missão Curiosity que morreu no início deste ano. 

Selfie da Curiosity feito em Novembro de 2021
Versão “wide” da selfie feita pelo Curiosity. À direita da imagem está a “Montanha Rafael Navarro”. Imagem: Nasa/JPL-Caltech/MSSS

Já na imagem mais fechada há uma estrutura em “U” atrás e à esquerda do rover. É a “Passagem Maria Gordon”, o próximo destino do Curiosity.

publicidade
Selfie do Curiosity feita em Novembro de 2021
Estrutura em “U” à esquerda, no fundo da imagem, é o próximo destino do Curiosity. Imagem: Nasa/JPL-Caltech/MSSS

Leia mais:

Curiosity enviou “cartão postal” marciano

Na semana passada o Curiosity já havia presenteado a humanidade com um incrível “cartão postal” da paisagem marciana vista da encosta do Monte Sharp, local que está atualmente explorando.

publicidade

A imagem foi feita em 16 de novembro (o 3.299º dia marciano, ou sol, da missão), quando os engenheiros ordenaram que o rover fizesse dois conjuntos de mosaicos, ou imagens compostas, capturando a cena às 8h30 e novamente às 16h10, na hora local de Marte.

Os dois horários proporcionavam condições de iluminação contrastantes que destacavam uma variedade de detalhes da paisagem. A equipe então combinou as cenas em uma recriação artística que inclui elementos da cena da manhã em azul, a cena da tarde em laranja e uma combinação de ambas em verde.

publicidade

Por isso a imagem parece ter duas fontes de luz, uma alaranjada à esquerda e outra azulada à direita. Ou seja, não é como veríamos a paisagem se estivéssemos no lugar do rover. Mas mesmo assim, é de tirar o fôlego. Confira abaixo:

“Cartão Postal” de Marte. Imagem feita a partir de fotos em preto-e-branco capturadas pelo rover Curiosity e colorizadas por equipes da Nasa. Imagem: Nasa/JPL

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!