O TikTok apresentou nesta quarta-feira (1) as novas ferramentas que serão usadas para remuneração de criadores de conteúdo dentro da plataforma. Os novos recursos permitirão que os influenciadores aceitem pagamentos por meio de gorjetas e presentes dos fãs em seus vídeos.

Atualmente, esses recursos já existem, porém, são disponibilizados apenas para transmissões ao vivo por meio do TikTok LIVE. A extensão dos recursos para vídeos on demand chegam juntamente com um novo portal, o “Creator Next”, que coloca todas as opções de monetização do TikTok em um só lugar.

Leia mais:

Aproximação de criadores com marcas

A empresa também está investindo na expansão do acesso ao Creator Marketplace, uma ferramenta lançada em 2019 com o objetivo de conectar criadores e marcas para a produção de conteúdo patrocinado e vídeos de recomendação. Agora, o acesso à ferramenta chega para todos com pelo menos 10.000 seguidores.

publicidade

Os recursos de gorjeta e presentes nos vídeos permitirão aos criadores monetizar seus vídeos, ao mesmo tempo que permitirá aos fãs demonstrar financeiramente o quanto admiram o trabalho de seus criadores favoritos.

Não é de hoje que o TikTok busca meios de remunerar seus criadores de conteúdo. No mês passado, a rede foi vista testando o recurso de gorjetas nos vídeos on demand, porém, como a ferramenta ainda não estava pronta, só deve ser lançada oficialmente agora.

Como ser elegível para gorjetas

Durante os testes, os criadores precisariam ter pelo menos 100.000 seguidores e postar com frequência no TikTok para ter acesso aos recursos. Atendendo esses critérios, os usuários recebem a autorização para inserir um botão de gorjetas aos seus perfis para aceitar pagamentos diretos.

Menino fazendo um vídeo no TikTok
Somente criadores com 100.000 seguidores ou mais serão elegíveis para receber gorjetas no TikTok. Imagem: Daniel Constante – Shutterstock

Em um primeiro momento, os criadores brasileiros não terão acesso aos novos recursos de monetização. No momento, as ferramentas estão sendo disponibilizadas para criadores de Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, França, Itália e Espanha.

Em um segundo estágio do projeto, as ferramentas serão disponibilizadas para criadores do Canadá e da Austrália. Para ter direito ao botão de gorjetas, os criadores precisam ter pelo menos 100.000 seguidores, 1.000 exibições de vídeo e pelo menos três postagens nos últimos 30 dias.

Via: Techcrunch

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!