Em outubro, o Google apresentou o Android 12L, versão do seu sistema operacional mobile criada para dispositivos com telas maiores, como as de tablets, smartphones dobráveis, e notebooks com Chrome OS. A partir de hoje, já está disponível uma versão para desenvolvedores do sistema Android 12L Developer Preview para quem tiver um tablet Lenovo Tab P12 Pro.

Vale citar que essa versão é só para desenvolvedores interessados em testar o Android 12L em um tablet Lenovo Tab P12 Pro. Assim, ela não é indicada para o público em geral. Assim, alguns apps da Play Store não vão rodar, ou podem apresentar problemas.

publicidade

Além disso, vários recursos não estão funcionando ainda, como o desbloqueio por digital ou face, botão da stylus, gestos com múltiplos toques, entre outros. Miracast e WIDI também não são suportados. Também é possível que algo dê errado com os testes do Android 12L no Lenovo Tab P12 Pro, mas se isso acontecer, a empresa oferece uma solução, uma ferramenta para reinstalar a versão anterior do Android.

Novidades do Android 12L poderão ser testadas no Lenovo Tab P12 Pro

Captura de tela do Android 12L, mostrando como ele aproveita melhor o espaço lateral de uma tela maior
Captura de tela do Android 12L, mostrando como ele aproveita melhor o espaço lateral de uma tela maior / Divulgação: Google

O Android 12L foi todo otimizado para rodar nas telas maiores, desde as notificações, que aproveitam o espaço extra na lateral, até a tela de login, que aparece no canto, para facilitar o acesso pelo usuário.

Além disso, essa versão do sistema também tem vários recursos para uso multitarefa, permitindo a divisão da tela e a troca de posição de forma bem simples.

Leia mais:

Vale lembrar que a última vez que o Google lançou uma versão específica para tablets foi com o Android 3.0 Honeycomb. Para saber mais sobre essa e outras versões do Android, clique aqui.

Fonte: GSM Arena

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!