A fabricante de eletrônicos japonesa Panasonic declarou publicamente que seus servidores foram vítimas de um ataque cibernético que comprometeu a segurança do sistema e resultou em vazamento de dados.

A empresa informou que a invasão foi descoberta no dia 11 de novembro, com “uma rede acessada ilegalmente por terceiros”, confirmando que “alguns dados foram acessados durante a intrusão”. O grupo especificou também que a vulnerabilidade estava em aberto de 22 de junho a 3 de novembro, e ainda não é possível estimar o tempo exato em que a falha foi explorada.

“Após detectar o acesso não autorizado, a empresa relatou imediatamente o incidente para as autoridades relevantes e implementou medidas de segurança, incluíndo passos para a prevenção do acesso externo à rede”, afirmam em um comunicado.

“A Panasonic gostaria de expressar suas mais sinceras desculpas por qualquer preocupação ou inconveniência resultante deste incidente”, conclui a nota.

publicidade

Panasonic foi vítima de ransomware em 2020

Fachada do Panasonic Center, em Tokyo
Panasonic teve vazamento de dados após recusar negociação com grupo de ransomware (Imagem: Oasis2me/iStock.com)

Este vazamento de dados não é o primeiro incidente de larga escala na trajetória da Panasonic. No ano passado, a sucursal indiana da empresa foi vítima de um ataque ransomware, que cobrou uma recompensa para impedir a disseminação de informações comprometidas — uma proposta negada pela fabricante de eletrônicos.

Como resultado, cerca de 4 GB de informações foram distribuídas na internet. Segundo o TechCrunch, a maior parte dos dados incluía endereços pessoais do quadro de funcionários, documentos e relatórios fiscais da Panasonic.

Até o momento, ainda não foi possível estimar quais dados foram comprometidos pelo incidente. É esperado que o quadro de funcionários, investidores, clientes da Panasonic sejam afetados de alguma forma pelo vazamento de dados, tanto por fraudes ou golpes direcionados.

Imagem: WhataWin/iStock

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal.