A Nasa anunciou nesta sexta-feira (3) a construção da “Gateway: The Deep Space Launch Complex”, uma nova atração que será aberta à visitação pública dentro do complexo de visitantes do Centro Espacial Kennedy, operado pela agência espacial norte-americana, na Flórida, EUA.

“A atração de mais de 4,6 mil metros quadrados [m²] e de vários andares, atualmente em construção na área sombreada do Rocket Garden, vai engajar e inspirar visitantes por meio de diversas experiências únicas, artefatos e exibições”, disse a Nasa em comunicado. “Trazendo uma abrangente coleção de espaçonaves contemporâneas, a Gateway vai oferecer a oportunidade de explorar o futuro das viagens espaciais de forma nunca antes vista”.

publicidade

Leia também

Ilustração mostra como será a apresentação do hall de entrada da Gateway, nova atração da NASA a ser aberta para visitantes na Flórida em 2022
Ilustração mostra como será a apresentação do hall de entrada da Gateway, nova atração da NASA a ser aberta para visitantes na Flórida em 2022 (Imagem: NASA/Divulgação)

O comunicado ainda menciona “educação imersiva”, “efeitos atmosféricos” e “um cinema em 4D” como parte da estrutura. A ideia é, de forma resumida, passar para os visitantes uma experiência vívida “do que é viajar pelo espaço”.

publicidade

Pelas informações divulgadas, logo na entrada visitantes poderão ver de perto modelos em escala de naves espaciais mais recentes – tanto modelos replicados como as embarcações reais (e, evidentemente, aposentadas) -, tais como a EFT-1 Orion de 2014, a cápsula CST-100 Starliner da Boeing, o primeiro estágio do foguete Falcon 9 SpaceX (número de série 1023) de 2016, uma réplica do foguete da nave cargueira Dream Chaser, da Sierra Space, e um modelo em escala do propulsor principal do SLS – este último, o novo sistema de lançamento da Nasa para o Programa Artemis.

Um foguete Falcon-9 será parte das atrações da Gateway, da NASA
Um foguete Falcon-9 será parte das atrações da Gateway, da NASA (Imagem: NASA/Divulgação)

No segundo andar, os visitantes poderão ficar “cara a cara” – literalmente – com um foguete Falcon 9. No terceiro andar, um painel em 360º exibirá informações sobre mais de 40 satélites e sondas, bem como o telescópio espacial James Webb.

publicidade

Finalmente, dessa estrutura, os visitantes poderão se dirigir ao “Spaceport KSC”, o “primeiro e único aeroporto do futuro”, segundo a NASA. Neste local, uma estrutura de simulação 4D permitirá que as pessoas “embarquem” em direção a um entre quatro destinos possíveis: Cosmic Wonders, Daring Explorers, Red Planet e Uncharted Worlds – cada um levando a um destino não informado pelo comunicado (apesar que, convenhamos, “Red Planet”, ou “planeta vermelho”, provavelmente se refere a Marte).

A NASA estima que a nova atração seja oficialmente aberta em março de 2022.

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!