O Ministério da Saúde informou na quinta-feira (2) que a quantidade de brasileiros que tomaram pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19 já chegou na casa dos 90%. Ao todo, mais de 159 milhões dos 177 milhões de brasileiros aptos a se imunizar já tomaram pelo menos uma dose da vacina.

Além disso, mais de 79% dos brasileiros adultos já estão com o esquema vacinal completo, ou seja, tomou as duas doses de CoronaVac, AstraZeneca ou Pfizer ou a dose única da Janssen, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde.

Vacinação derrubou mortes por Covid-19

vacina covid-19 coronavírus
Vacinas derrubaram mortes por Covid-19 em mais de 97%. Imagem: Fabio Rodriges Pozzebom/AgÇencia Brasil

Desde o início da vacinação em massa no país, a média de mortes em decorrência da Covid-19 caiu, em média, 97,57% em comparação com o pico da pandemia. O período mais crítico se deu na semana do dia 19 de abril deste ano.

Para garantir a imunização de todos os brasileiros, o Governo Federal adquiriu mais de 550 milhões de doses de vacinas no mês de novembro. Agora, a expectativa é que 354 milhões dessas doses sejam usadas como reforço em 2022.

publicidade

Leia mais:

Até agora, 14,1 milhões de pessoas tomaram uma dose adicional ou de reforço da vacina, a famosa “terceira dose”. Além disso, cerca de 13,7 milhões de adolescentes entre 12 e 17 anos já tomaram a primeira dose da vacina da Pfizer e 3,4 milhões já estão completamente imunizados.

Mais 1 milhão de doses da Pfizer

Na noite da última quarta-feira (1), o Brasil recebeu mais um lote de vacinas da Pfizer, em uma remessa com um milhão de doses. A entrega fez parte do segundo contrato entre a farmacêutica estadunidense e o governo brasileiro, que prevê a entrega de mais de 100 milhões de doses ao Brasil.

Até o momento, estados e municípios receberam em torno de 147 milhões de doses do imunizante da Pfizer. Ao todo, o Governo Federal já distribuiu mais de 372 milhões de doses em todo o Brasil, sendo que dessas, mais de 313 milhões já foram aplicadas.

Via: Agência Brasil

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!