O Facebook veiculou anúncios antivacina com teor nazista, comparando a vacinação contra a Covid-19 com o holocausto cometido contra judeus na Alemanha nazista. Além disso, a plataforma mostrou propagandas questionando o resultado das eleições presidenciais de 2020. As informações são da CNN

De acordo com a emissora, os anúncios foram financiados por empresas de mercadorias que investiram milhares de dólares na plataforma nos últimos anos. Esses tipos de propaganda vão contra as políticas de uso do Facebook.

Em um dos anúncios, uma blusa era vendida com o texto “eu moro originalmente na América, mas atualmente resido em 1941 na Alemanha” (em inglês). A propaganda foi veiculada na mesma semana em que um comentarista da Fox News causou polêmica ao fazer uma comparação semelhante com o Dr. Anthony Fauci, um dos líderes do combate à Covid-19 nos EUA, com um médico nazista.

Anúncios no Facebook

Outra propaganda sugeria que as vacinas foram criadas para exterminar a população, como no holocausto. Todas foram criadas pela página “Ride the Red Wave”, que já gastou mais de US$ 280.000 com anúncios no Facebook.

publicidade

Leia também!

Ainda segundo a CNN, outra página do tipo gastou mais de  US$ 500 mil na plataforma e atingiu cerca de 450 mil usuários com algumas de suas propagandas, focadas principalmente em alguns estados americanos selecionados. 

Em contato com a emissora, um porta-voz da Meta, responsável pelo Facebook, disse que os anúncios violam a política de uso da rede social. No entanto, o algoritmo da plataforma parece não ter notado o teor dessa publicidade. 

O Facebook ainda diz publicamente apoiar a vacinação contra a Covid-19 e inclusive lançou um centro de informações sobre a doença para orientar os usuários sobre as formas de prevenção e a importância da vacinação.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!