Na última quinta-feira (2), o Ministério da Saúde confirmou cinco casos da variante Ômicron no Brasil, sendo que três foram em São Paulo e dois no Distrito Federal: quatro homens e uma mulher, todos vacinados contra a Covid-19.

Neste momento, eles estão isolados e pelo menos um apresenta sintomas leves. A maioria está assintomática. Segundo a pasta, há ainda oito casos da variante em investigação no país, um em Minas Gerais, um no Rio de Janeiro e seis no Distrito Federal.

“Hoje, temos uma situação sanitária bem mais equilibrada, mas lidamos com a imprevisibilidade biológica desse vírus, que sofre mutações. A vigilância em saúde está atenta e atuante pra que essas variantes sejam identificadas e pra que se avalie o potencial dessa variante complicar o cenário pandêmico”, explicou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

Leia mais:

publicidade

Fonte: Agência Brasil

Ômicron aumenta casos de Covid-19 em mais de dez vezes na África do Sul

Autoridades da África do Sul emitiram um alerta de que a variante Ômicron da Covid-19 está causando um aumento expressivo e preocupante do número de casos no país. Segundo a médica do do Instituto Nacional de Doenças Transmissíveis da África do Sul (NICD), Michelle Groome, o número de infecções subiu mais de dez vezes em uma semana, partindo de 300 por dia para 3.500.

Na última quarta-feira (1), a África do Sul registrou 8.561 casos, sete dias antes, a contagem diária era de 1.275 casos. Segundo Groome, um aumento dessa magnitude é “preocupante”. De acordo com o NICD, 74% dos vírus sequenciados na África do Sul em novembro eram da variante Ômicron.

Para saber mais, acesse a reportagem completa no Olhar Digital.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!