As melhorias são sutis, mas são parte de um longo caminho até a coisa fazer jus a seu nome. O modo Full Self Driving da Tesla acaba de ganhar nova atualização, a pouco mais de duas semanas da anterior.

r/teslamotors - FSD 10.6 release notes
Imagem: Reprodução/Reddit

Traduzindo as notas de atualização da versão 10.6 do beta Tesla FSD, temos:

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  • Melhoria na arquitetura de rede para a detecção de objetos para não VRUs (ex.: carros, caminhões, ônibus). 7% maior recall. 16% menor erro de profundidade e 21% menor erro de velocidade para veículos cruzando. [Nota: VRU vem de vulnerable road user, “usuário da estrada vulnerável”: pedestres e veículos pequenos, como motos]
  • Nova rede de visibilidade com erro relativo de mediana 18,5% menor.
  • Nova rede geral de objetos estáticos com 17% de precisão de movimentos em alta curvatura e casos noturnos.
  • Melhoria na posição de parada em curvas à esquerda desprotegidas enquanto dando preferência a objetos se aproximando, usando de predição de objetos além do ponto de cruzamento.
  • Permitir mais espaço para alinhamento longitudinal durante confluências pela incorporação de modelagem do fim da região de confluência.
  • Melhoria no conforto quando compensando por objetos que estão atravessando sua faixa.

Se a linguagem soa técnica e árida demais, é porque não há realmente muito a ser entendido do ponto de vista do usuário comum. São melhoras graduais explicadas de forma objetiva, que devem ser percebidas pelo motorista como um sistema mais responsivo e rápido. Mas sem reinventar a roda.

E é algo necessário: ainda que em geral o sistema cumpra o prometido de guiar um carro sozinho, não é sem erros, e erros perigosos. Já aconteceram acidentes sérios e, na versão 10.4, o sistema ainda estava tentando colocar um carro na contramão.

A Tesla inclusive vem enfrentando problemas legais por causa do nome: Full Self Driving quer dizer “autodireção plena”, o que o sistema absolutamente não é: com autonomia nível 2, o motorista deve ficar com as mãos ao volante o tempo inteiro.

Apenas motoristas com score de direção segura de 98 ou mais podem testar o beta. O Tesla FSD em geral ainda não está disponível para proprietários brasileiros.

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