Elon Musk confirmou pelo seu perfil oficial no Twitter que a Starship será lançada no Complexo de Lançamento 39A, localizado dentro do Centro Espacial Kennedy – local historicamente importante por ser o mesmo local de onde partiram os foguetes Saturn V nas missões do programa Apollo. 

A confirmação conversou com um tuíte simples, onde Musk afirmou que a construção da base de lançamento orbital de sua nave “no Cabo” já começou. “Cabo”, no caso, seria “Cabo Canaveral”, região amplamente conhecida pela SpaceX pelos seus lançamentos com a Crew Dragon.

publicidade

Leia também

Respondendo ao tuíte, o jornalista Chris Bergin, no NASASpaceflight, perguntou se a construção “ainda” era referente ao complexo 39A, ao que Musk confirmou e, posteriormente, os dois teceram elogios à plataforma de lançamento.

publicidade

Vale lembrar que o foco primário da SpaceX é usar a Starbase, no Texas, como método primário de lançamento da Starship. Entretanto, o Cabo Canaveral sempre foi incluído nas ideias de Elon Musk: peças de divulgação das primeiras versões da nave (até então, conhecida como “Interplanetary Transport SystemITS”) mostravam montagens dela montada na plataforma 39A.

A novidade confirma uma informação que, para muitos, era dada como abandonada: em 2020, as adaptações do 39A foram paralisadas em virtude de aprimoramentos direcionados à Starbase. Depois disso, a pandemia da Covid-19 veio e desacelerou ainda mais o desenvolvimento da plataforma da Flórida.

publicidade

O tuíte de Musk, porém, esclareceu tudo: dentro do Cabo Canaveral, há dezenas de outras opções de lançamento, mas a escolha da plataforma 39A é simbólica: “o 39A é solo sagrado dos voos espaciais – nenhum lugar é mais merecedor de um lançamento da Starship”, disse o CEO da SpaceX.

O Complexo de Lançamento 39A foi originalmente construído na década de 1960, para servir ao programa Apollo junto de sua plataforma adjacente, a 39B. Também foi dele que saíram as missões STS-1 e STS-135 – respectivamente, a primeira e a última missão dos Space Shuttles, os ônibus espaciais.

publicidade

Entretanto, parte desse legado já tem o nome da SpaceX adicionado aos seus créditos: os primeiros lançamentos do Falcon Heavy e o lançamento da missão espacial privada Inspiration4 também saíram do 39A.

Algumas modificações para modernizar a estrutura já foram feitas, mas as construções atuais referem-se, majoritariamente, ao posicionamento das cargas levadas pela SpaceX ao espaço. Após vencer a licitação para um contrato junto ao Departamento de Defesa (DoD) dos EUA, a SpaceX precisará verticalizar seus foguetes antes de acoplar algumas cargas militares a eles – normalmente, a empresa faz a montagem na horizontal.

Ainda não há informação, porém, sobre a construção dos veículos em si: na ocasião do programa Apollo, o foguete Saturn V era construído em outra estrutura e levado à plataforma. No caso da SpaceX, há quem especule que a construção de uma estrutura própria de construção na própria área da plataforma também esteja nos planos.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!