O título, claro, é um trocadilho, mas para quem entende o conceito de ‘Matrix’, é fácil compreender o que eu quis dizer: o original ‘Matrix’ de 1999 com a recente tecnologia IMAX te coloca dentro da “realidade” do filme.

A menos de um mês do lançamento de ‘Matrix Resurrections’, a quarta sequência da franquia que chega aos cinemas em 22 de dezembro, a Warner Bros. decidiu relançar uma nova versão do primeiro ‘Matrix’, em termos de avanço audiovisual, para promover ainda mais o retorno de Neo, Trinity e Morpheus – e claro que o Olhar Digital não perderia isso!

“Com o entusiasmo crescendo em torno de ‘The Matrix Resurrections’, este é o momento perfeito para vivenciar o filme que começou tudo de uma maneira nunca vista antes”, disse Megan Colligan, presidente da IMAX Entertainment, em um comunicado. “’The Matrix’ mudou para sempre a linguagem visual da produção cinematográfica épica e estamos muito animados para que os fãs de todos os lugares possam desfrutar deste filme inovador pela primeira vez em IMAX”.

Keanu Reeves como Neo em 'The Matrix'. Imagem: Warner Bros./Divulgação
Keanu Reeves como Neo em ‘The Matrix’. Imagem: Warner Bros./Divulgação

‘Matrix’ é considerado o início de uma nova era para o cinema, uma obra cyberpunk a frente da sua época e, arrisco cravar que, um dos primeiros filmes a explorar um tipo de multiverso. Seu casamento com o que há de mais novo em tecnologia cinematográfica para os dias de hoje, o IMAX, é o que diríamos “zero novidades”, já que o resultado não poderia ser outro a não ser uma experiência vantajosa e imersiva, muito parecida com o popular 3D, mas sem óculos e com algumas ressalvas.

publicidade

Contudo, a digitalização do filme não foi a primeira da franquia e, claro, nem a primeira da Warner. Segundo o Deadline, ‘Matrix Reloaded’, de 2003, é quem tem o título de primeiro lançamento da Warner Bros. sob o processo IMAX Digital Remastering. Depois dele, mais especificamente seis meses, ‘Matrix Revolutions’, também lançado em 2003, chegou as telonas com a mesma tecnologia.

Leia mais!

‘Matrix’ em IMAX

O IMAX ou Imagem Maximum é um formato de filme que abrange – e maximiza – todos os pontos técnicos e vitais de um filme, como som, imagem, resolução e até o formato da tela do cinema e posições das cadeiras são tratados como parte do “roteiro” da experiência. Tudo é pensado para que a vivência de quem está assistindo seja de imersão e sensação de profundidade. Você vê melhor, ouve melhor – devido as tecnologias de alta definição. É o famoso “pegar um cineminha” virando “cinemão”.

Agora, voltando a ‘Matrix’ em formato IMAX, não que o longa precisasse de mais fama do que já teve na época do seu lançamento – o que perdura até os dias de hoje – mas, se o filme tivesse sido gravado já em 1999 com todo aparato IMAX, com certeza o impacto dos efeitos especiais do longa teria acertado ainda mais em cheio o coração dos fãs.

Imagem: Keanu Reeves in The Matrix (1999) - Warner Bros. Entertainment
Keanu Reeves in The Matrix (1999) – Imagem: Warner Bros. Entertainment

Sem medo de spoilers – convenhamos – destaco duas cenas: parte em que Trinity e Switch, dentro de um carro, extraem o “grampo” de Neo – um bichinho asqueroso que em IMAX ficou ainda mais agoniante. O trecho recheado de ação em que o “casal Matrix” resgata Morpheus das mãos do agente Smith também ganhou destaque aos meus olhos, principalmente quando Trinity bate contra a vidraça de um prédio – cheguei a fazer cara de dor.

Contudo, as cores vivas, a pele que é pele, a profundidade da tela e os sons laterais – tão altos e bem distribuídos que me fizeram olhar para os lados – não conseguiram disfarçar o envelhecimento dos objetos. A maximização da imagem em nada afetou a qualidade – o que não era a intenção, né – mas a estranheza ao enxergar tanta qualidade sob um enredo que possui celulares “tijolão” e computadores “tubos” me fez pensar: a quanto tempo realmente estamos desse Matrix?

Parece tudo muito velho, antigo e de uma época muito distante. Em IMAX, a cena da tela branca, em que Morpheus mostra o “eu digital” de Neo, você tem ainda mais um mergulho de tecnologia e realidade.

Contudo, não podemos deixar de mencionar que rever Keanu Reeves (Neo) no auge dos seus 35 anos, mas com cara de 25, com certeza também motiva a assistir e observar como estará o personagem em ‘Matrix Resurrections’. Bem como Carrie-Anne Moss (Trinity), que como já conferimos no novo pôster do filme, não mudou nada em aparência.

Você pode pensar, por que rever um filme que, talvez você já até tenha visto, e que é, de certa forma, tão antigo? A reposta é simples, principalmente para os fãs da saga, é juntar uma nova e imersiva experiência a necessidade de relembrar e observar cada detalhe do nascimento da franquia ‘Matrix’, já que temos um novo desdobramento chegando. A versão ‘Matrix’ em IMAX ficará disponível apenas até o dia 15 de dezembro no Cinépolis.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!