O protótipo de um Audi A4 Avant redesenhado e, ao que tudo indica, pretendido para 2024 foi visto devidamente camuflado realizando testes iniciais. Flagrado com exaustão dupla, o modelo simboliza a despedida da montadora dos motores de combustão interna, já que a Audi anunciou que deixará de lançar novos modelos com esse tipo de motorização a partir de 2026.
A configuração de escape duplo sugere uma versão mais potente do A4 de teto longo. Acredita-se que a Audi oferecerá a próxima (e última) geração com unidades a gasolina e a diesel, que poderão ser eletrificadas.
Um A4 com identidade mais esportiva
Nas imagens capturadas, podemos ver que o design do A4 Avant será semelhante ao do A3 mais recente, mas com mais algumas curvas introduzidas. Os faróis parecem um pouco mais finos, e entradas discretas na vertical aparecem através da camuflagem nas laterais do para-choque.
A linha do teto é mais curva do que no atual A4 Avant, resultando em um visual mais esportivo no geral. Luzes temporárias na parte traseira deste protótipo significam que precisaremos esperar por unidades de teste mais avançadas para termos uma noção melhor sobre essa área do veículo.
No interior, é provável que vejamos um só painel para funções de instrumentos e o sistema de infoentretenimento. Também é possível haver uma tela avançada com elementos de realidade aumentada (símbolos de navegação, por exemplo) – talvez como opcional.
Um veículo em transição
A plataforma do A4 Avant de 2024 deve ser uma versão atualizada da plataforma MLB Evo do Grupo Volkswagen, responsável pelo atual A4. Isso significa uma montagem longitudinal de motores e tração dianteira padrão. A promessa para o veículo é que seu motor seja um dos melhores que a marca já lançou.
Para uma característica híbrida, podemos esperar que todos os trens de força do veículo sejam eletrificados, seja com tecnologia moderada ou plug-in. Quanto à motorização a diesel, ela poderá estar em mercados onde o combustível ainda é popular.
A seguir os regulamentos de emissões mais rígidos na União Europeia, um derivado do e-tron totalmente elétrico não foi descartado. Uma possibilidade de uma versão do A4 totalmente elétrica teria que ser desenvolvida em outra plataforma, já que precisaria de espaço para as baterias.
Leia mais:
- Audi crê que elétricos serão tão lucrativos quanto veículos comuns em até 3 anos
- Elétrico Audi RS6 e-tron de 600 cavalos poderá chegar em 2023
- Sucessor do SUV e-tron, Audi Q8 chegará ao mercado em 2026
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal.