Pesquisadores da Universidade de Kyoto, no Japão, conseguiram desenvolver uma máscara especial que brilha quando exposta ao vírus que causa a Covid-19. O acessório deve ser testado amplamente durante o festival de música eletrônica Electric Daisy Carnival (EDM), que está marcado para maio de 2022, em Tóquio.

De acordo com os pesquisadores, esta máscara especial pode ajudar seus usuários a saber de uma maneira facilitada se contraíram ou não a Covid-19. A equipe espera obter autorização dos órgãos governamentais para comercializar o produto amplamente já em 2022.

publicidade

Anticorpos de avestruz

Pesquisadores usaram ovos de avestruz para obter os anticorpos usados nas máscaras. Crédito: Kyoto Prefectural University/Reprodução

Mais curioso do que uma máscara especial capaz de detectar o vírus da Covid-19 e brilhar para avisar da presença do patógeno, só a forma como os pesquisadores chegaram a esse resultado. Eles usaram ovos de avestruz, já que a ave pode produzir uma série de anticorpos capazes de combater a Covid-19.

Tendo isso em mente, a equipe criou um filtro de máscara especial. Ao ser borrifada com um corante especial com os anticorpos extraídos dos avestruzes, as áreas contaminadas da máscara brilham com relativa intensidade quando colocadas sob um feixe de luz ultravioleta.

publicidade

“Podemos produzir anticorpos em massa de avestruzes a um custo baixo”, disse Yasuhiro Tsukamoto, presidente da universidade e líder de pesquisa do projeto. “No futuro, quero transformar isso em um kit de teste fácil que qualquer pessoa possa usar”, completou o pesquisador.

Sentindo na pele

Uma das provas do funcionamento da máscara foi especialmente dramática para Tsukamoto, que descobriu ter contraído a Covid-19 quando colocou o acessório no rosto e notou que o artefato começou a brilhar intensamente. Após fazer o exame PCR, foi constatado que ele realmente estava infectado.

publicidade

Leia mais:

Além de Tsukamoto, a pesquisa contou com mais 32 pessoas, todas elas infectadas com o vírus, que receberam as máscaras especiais. Os pesquisadores descobriram que o brilho das máscaras sob os raios UV desbotam continuamente conforme a carga viral diminui, apagando totalmente em 10 dias.

publicidade

Segundo a equipe de Tsukamoto, ainda serão necessárias mais uma série de testes para tentar a aprovação das máscaras especiais junto ao governo japonês. A primeira etapa consiste em escalar o experimento para 150 pacientes infectados com a Covid-19.

Via: Futurism

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!