Hoje em dia muito se tem falado sobre os filmes IMAX e toda a experiência de imersão e tecnologia que eles trazem para o espectador dentro das salas de cinema. Contudo, você sabe o que é IMAX e suas diferenças para um cinema convencional?

O IMAX ou Imagem Maximum é um formato de filme que abrange – e maximiza – todos os pontos audiovisuais e vitais de um filme, como som, imagem, resolução e até o formato da tela, que é em côncava, e posições das cadeiras no cinema são tratados como parte do “roteiro” da experiência. Tudo é pensado para que a vivência de quem está assistindo seja de imersão e sensação de profundidade. Você vê melhor e ouve melhor devido as tecnologias de alta definição que o método possui. É o famoso “pegar um cineminha” virando “cinemão”.

Leia mais!

Apesar de ser algo que vem se tornando popular de alguns anos para cá, o IMAX nasceu em 1960 criado pela IMAX Corporation. O primeiro filme projetado em uma sala IMAX, ‘North of Superior’, ocorreu em 1971, em Toronto, EUA – país que na época dominou esse mercado se tornando, até 2016, o maior em números de salas IMAX.

publicidade

No Brasil, de acordo com uma notícia do G1, as salas IMAX começaram a surgir em 2009, quando São Paulo ganhou sua primeira sala, no Bourbon Shopping, e outra também foi instalada em Curitiba.

Filme IMAX: o que é e qual sua diferença para o convencional?. Imagem: shutterstock

Filme IMAX versus convencional

Preço

A primeira diferença entre os filmes de salas IMAX e convencionais é o preço. Devido sua alta tecnologia audiovisual e de estrutura – indispensável para a experiência – os valores de ingressos para filmes em IMAX são mais caros, podendo custar até o triplo de um ingresso padrão.

Tela e imagens

Os cinemas com IMAX possuem telas com 16 metros de altura por 22 metros de comprimento, contra os 12 metros de altura e 20 metros de comprimento dos cinemas convencionais. Isso ajuda a preencher todo o campo de visão o espectador, já que as telas também veem em formato côncavo, diferentes das normais, retas.

Além disso, a resolução chega de 10 mil por 7 mil pixels – mais do que o dobro das telas normais que possuem apenas 2.048 por 1.080 pixels.

Produção

Filmes em formato IMAX são produzidos com câmeras diferenciadas – o que claro, não impede que um filme convencional seja transformado em IMAX, como aconteceu recentemente com ‘Matrix’, de 1999. Os longas desse tipo são filmados 70 mm, ao invés dos clássicos 35 mm dos filmes comuns. Isso afeta diretamente na resolução das imagens, transformando-as cerca de 10 vezes mais nítidas, claras e coloridas – impressão de “palpáveis”.

As câmeras usadas para filmes em formato IMAX estão entre as mais caras do mercado. O investimento para a produção do filme também é alto.

Som

Outra característica bem pontual e uma das mais perceptíveis é o som. Com uma tela maior, são necessários alto-falantes maiores também. Em salas convencionais os alto-falantes são colocados atrás da tela de projeção, o que é padrão. No IMAX, além da frequência mais ampla e saída mais potente, a distribuição também muda, já que a intenção é trazer todo o espaço da sala de cinema para dentro do filme, fazendo o som viajar e ecoar em cada canto. O design pode variar dependendo da estrutura do local.

Formato das salas

E por falar em estrutura, como já mencionado, as salas de cinema IMAX possuem uma geometria diferente – tudo parte do plano para jogar o espectador para “dentro da tela”. As cadeiras são distribuídas em formato angular para se encaixar no formato da tela côncava. A intenção é se aproximar da tela sem perder o capo de visão.

No espaço do cinema tradicional, as telas são retas simples e as cadeiras são em fileiras também retas. Assim, ocorre a velha disputa pelos assentos o meio, já a estrutura não beneficia tanto quem se senta nos cantos ou em lugares que perdem a tela.

Prontinho! Agora você já sabe o que é IMAX e suas diferenças entre o cinema tradicional, podendo já conferir os filmes do formato sabendo o que te espera. Dica: vale a pena!

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!