Um novo comunicado divulgado no site da Blue Origin diz que a missão NS-19, que levará a filha de Alan Shepard ao espaço, está oficialmente aprovada para partida. Na manhã de hoje (10), houve uma “avaliação de prontidão de voo”, que, após sua conclusão, aprovou todos os procedimentos e deu o “sinal verde” para que o lançamento ocorra normalmente. Assim, a NS-19 deve partir às 11h45 (horário de Brasília) do próximo sábado (11).

A notícia vem para confortar os tripulantes da nova missão comandada pela companhia de Jeff Bezos. Originalmente, o voo da nave New Shepard estava programado para lançamento na última quinta-feira (9), mas problemas meteorológicos – especificamente, “condições desfavoráveis de ventos” – acabaram por adiá-la para o próximo final de semana.

publicidade

Leia também

Time da Blue Origin participa de briefing da missão NS-19.

Blue Origin adia NS-19 para o dia 11/12
Os tripulantes da missão NS-19, da Blue Origin, atendem a aula de orientações de voo antes do lançamento: na cadeira ao centro, de costas, está Laura Shepard Churchley, filha de Alan Shepard, o primeiro americano a visitar o espaço (Imagem: Blue Origin/Divulgação)

A missão NS-19 será a primeira da Blue Origin com lotação máxima – isso significa que a nave New Shepard contará com seis tripulantes. Nas duas viagens anteriores – em julho (com o próprio Bezos) e em outubro (com o ator William Shatner, que viveu o “Capitão Kirk” na série Jornada nas Estrelas), haviam apenas quatro pessoas.

publicidade

A missão atual também contava com um outro paradigma interessante: uma das tripulantes é Laura Shepard Churchley, filha de Alan Shepard, o primeiro americano a visitar o espaço e cujo sobrenome serve de batismo à nave da Blue Origin. “Uma Shepard original vai voar na New Shepard. Estou muito empolgada para viajar neste voo da Blue Origin. Tenho muito orgulho do legado do meu pai”, ela disse em entrevista ao site The Focus.

Laura, que hoje tem 74 anos, trabalha como diretora da Astronaut Scholarship Foundation – uma organização que levanta fundos para financiar estudantes que almejam perseguir carreira em viagens espaciais. Durante a viagem, Laura confirmou que levará consigo um kit contendo a moeda levada pelo seu pai em sua viagem original, bem como o anel da Academia Naval, onde Alan Shepard serviu antes de se tornar um astronauta.

publicidade

Outros itens levados por ela incluem um pequeno pedaço do escudo térmico da missão Apollo 14, na qual seu pai viajou; um pingente de opala vestido por ele durante seus anos como astronauta, e moeda sul-africana de ouro.

Junto de Laura, também viajarão Dylan Taylor, chefe da Voyager Space, o engenheiro e investidor Evan Dick, o coapresentador do programa de TV Good Morning America, Michael Strahan, e o capitalista de risco Lane Bess com seu filho Cameron Bess (que será o primeiro streamer do Twitch numa viagem espacial).

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!