O Cometa Leonard (C/2021 A1) já é o maior e mais brilhante cometa de 2021. Desde o início da semana (5 de dezembro), vários observadores do Hemisfério Norte relataram a observação do astro a olho nu no final da madrugada. Aqui do Brasil a observação ainda está difícil, mas a partir da próxima semana, ele pode dar um show no céu brasileiro no início da noite.

O Cometa C/2021 A1 Leonard foi descoberto por Greg J. Leonard nos primeiros dias de 2021 a partir do Observatório Mount Lemmon, no Arizona. Desde suas primeiras previsões ele já dava indícios que poderia se tornar bastante brilhante e proporcionar um verdadeiro espetáculo no céu no final de 2021.

Leia mais:

Isso levou os astrônomos de todo o mundo a acompanhar sistematicamente a evolução do cometa ao longo do ano. Até então, seu brilho vem aumentando de acordo com as previsões feitas em janeiro. Agora, estamos nos aproximando do final do ano e do início do “Show de Leonard” nos céus do Brasil. É hora de se programar e anotar todas as dicas para contemplar e registrar a passagem deste cometa. Ah, e não se esqueça de torcer para que as condições meteorológicas não atrapalhem!

publicidade

Cometas

Cometas são corpos compostos de gelo, poeira e gases congelados, oriundos das regiões geladas nos confins do Sistema Solar. Por algum tipo de perturbação gravitacional, esses corpos são lançados para o interior do Sistema Solar. Quando se aproximam do Sol, seu gelo e seus gases sublimam, formando a coma, que é arrastada e ionizada pelos ventos solares, o que forma sua cauda e também faz com que o cometa brilhe.

Esses processos podem se intensificar dependendo do quanto o cometa se aproxima do Sol, e em certas ocasiões, a poeira ejetada junto com os gases, formam uma cauda adicional, que reflete a luz solar e pode se destacar bastante em alguns casos.

Cometa C/2020 F3 (NEOWISE) e suas partes
Cometa C/2020 F3 (NEOWISE) e suas partes. Créditos: SimgDe/IFMG

O que esperar do Cometa Leonard?

Apesar das expectativas serem muito boas, é preciso lembrar que cometas são objetos muito imprevisíveis. Quando eles se aproximam do Sol, tudo pode acontecer. Podem apresentar um surto de brilho, tornando-os ainda mais luminosos, mas também podem se fragmentar e desaparecer, frustrando as expectativas dos observadores aqui na Terra. Mas vamos tratar aqui das possibilidades mais plausíveis diante do que já vimos desse cometa.

Agora, quem espera um show de luzes no céu, lembrando o espetáculo de algum DJ famoso, certamente vai se frustrar. Por outro lado, a não ser que ocorra uma “tragédia” com o cometa nos próximos dias, o Leonard será visível a olho nu por algumas noites. Agora, o quão brilhante e o quão deslumbrante estará a cauda ainda é difícil prever.

Mas já sabemos que o Cometa Leonard foi observado a olho nu a partir do Hemisfério Norte e também foi fotografado com uma cauda de cerca de 10°, que é mais ou menos o tamanho aparente de um dedo indicador com seu braço esticado. E como ele está se aproximando da Terra e do Sol, é natural esperar que ele esteja ainda mais brilhante quando passar a ser visível dos céus do Brasil nos próximos dias.

Além disso, existe um aumento de brilho adicional, que pode acontecer devido ao fenômeno conhecido como espalhamento frontal nas partículas de poeira ejetadas pelo cometa. Esse fenômeno provoca um aumento da refração da luz, quando o ângulo entre o cometa, a Terra e o Sol é muito grande (maior que 160°), algo que vai ocorrer entre os dias 14 e 16 de dezembro. Só que esse espalhamento frontal também depende do tamanho das partículas, então não dá para ter certeza se ele ocorrerá e com qual intensidade.

Algumas estimativas indicam que ele pode ficar até 10 vezes mais brilhante graças a esse fenômeno. E se isso ocorrer, o Cometa Leonard se tornará mais brilhante que o Cometa Neowise em 2020, mas dessa vez, ao contrário do Neowise, o Leonard será melhor visível do Hemisfério Sul.

Cometa C/2020 F3 (Neowise) registrado em 2020 no Arizona, EUA
Cometa C/2020 F3 (Neowise) registrado em 2020 no Arizona, EUA. Créditos: Deborah Lee Soltesz

E vai começar o espetáculo!

Marque aí na sua agenda: dias 15, 16, 17, 18 e 19 de dezembro serão os melhores dias para acompanhar esse espetáculo! O horário? No início da noite, cerca de 40 minutos após o pôr do Sol, quando o céu começa a ficar escuro.

O show está previsto para todo o Brasil, mas os moradores do Norte e Nordeste do país terão a oportunidade de vê-lo mais cedo, a partir do dia 14. O cometa provavelmente poderá ser visto a olho nu, mas a observação através de binóculos ou telescópios poderá oferecer uma experiência diferenciada.

No dia 15, ele deve estar mais brilhante, no entanto, muito próximo ao horizonte e só deve ficar visível por uns 30 a 40 minutos. Mas a cada noite, ele vai surgindo mais alto no céu e dessa forma, permanecerá mais tempo visível, além de facilitar a observação, pois o céu estará mais escuro.

Teoricamente, ele deve permanecer visível a olho nu até a última noite do ano. Mas na prática, não dá para fazer previsões muito precisas sobre o brilho de um cometa. Eles costumam nos surpreender. Às vezes para bem, às vezes para mal.

Cometa Leonard passando na direção do aglomerado globular Messier 3
Cometa Leonard passando na direção do aglomerado globular Messier 3. Créditos: Gregg Ruppel

Como observar e registrar?

Pra observar o Cometa Leonard no início da noite, a partir do dia 15, será preciso procurar um local com boa visibilidade para o horizonte oeste. Sem prédios, postes ou qualquer outra coisa nessa direção. É bom evitar também as regiões urbanas, pois a luminosidade da cidade pode ofuscar o brilho do cometa.

Se tiver um binóculo ou luneta, pode tentar localizá-lo uns 30 minutos após o pôr do Sol. Utilize como referência o planeta Vênus, o mais brilhante no céu na direção oeste. No dia 15, o cometa deve aparecer abaixo de Vênus, próximo ao horizonte. E nos dias seguintes ele deve aparecer cada vez mais alto e à esquerda do planeta (veja o mapa celeste abaixo).

Para moradores do Norte e Nordeste do país, talvez seja possível observá-lo por ele já a partir do dia 14, quando ele deve estar um abaixo e à direita de Vênus, próximo ao horizonte.

Visibilidade do Cometa Leonard, considerando o céu de São Paulo, SP, às 19h30
Visibilidade do Cometa Leonard, considerando o céu de São Paulo, SP, às 19h30. Gráfico: Marcelo Zurita/Stellarium

E se o Cometa Leonard estiver suficientemente brilhante quando aparecer por aqui, não custa nada tentar registrar o momento com uma bela foto! O ideal nesse caso, é procurar um local que ofereça uma boa paisagem para compor a imagem, mas que não seja muito iluminada para não ofuscar o ator principal, o cometa.

Dependendo da luminosidade do astro, uma câmera portátil ou até mesmo de celular pode ser suficiente para fazer um bom registro, mas o ideal é uma câmera profissional, ou ao menos uma que lhe permita operar em modo manual para ajustar os parâmetros da exposição de forma adequada.

Uma boa foto de cometa não deve ser feita com uma ISO (sensibilidade do sensor) muito elevada, nem com o diafragma muito aberto. O melhor é ajustar para uma ISO que permita uma imagem sem muito ruído e uma abertura ligeiramente menor que a máxima permitida na lente. Se a lente permitir a abertura de F/2.8, por exemplo, utilizar F/4. O ajuste da luminosidade da foto deve ser feita no parâmetro do tempo de exposição, de forma que a imagem não fique muito iluminada e que o cometa apresente um bom contraste em relação ao céu.

Cometa C/2020 F3 (Neowise) registrado em 2020 na Califórnia, EUA
Cometa C/2020 F3 (Neowise) registrado em 2020 na Califórnia, EUA. Créditos: Darshan Shankar

Evidentemente que os valores de cada parâmetro vão depender de diversos fatores, como câmera, lente e luminosidade ambiente. Então, a melhor forma de chegar às configurações ideais é testando com sua câmera e em situações semelhantes.

Expectativa x Realidade

Não dá para negar que as expectativas para a aparição do Cometa Leonard esse mês são enormes. Nesse momento, ele está mergulhando na direção do Sol, de forma que não pode ser visto aqui da Terra. Mas quando retornar desse mergulho nos primeiros dias da próxima semana, saberemos que tipo de espetáculo poderemos ver aqui do Brasil.
Nos resta agora torcer para que o tempo esteja bom nas noites de sua passagem e que as previsões mais otimistas sobre o Cometa Leonard se realizem, tornando realidade as nossas melhores expectativas.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!