Segundo o gabinete do primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, sua conta do Twitter foi “comprometida” por um hacker neste domingo (12).

As suspeitas surgiram após a conta de Modi tuitar, após a meia-noite, que a Índia iria adotar o bitcoin como uma moeda legal. Mas o que tem de suspeito nisso? Muita coisa, uma vez que Nova Delhi, nos últimos meses, estuda introduzir uma lei estrita para regular a criptomoeda.

twitter

Em novembro, Nirmala Sitharman, ministra das Finanças da Índia, disse que o país não tinha proposta para fazer do bitcoin a moeda oficial. De acordo com o tuíte – já apagado pelo gabinete de Modi – Nova Delhi já havia comprado bitcoins e que iria, inclusive, distribuí-las para a população indiana.

Para rechaçar qualquer especulação, o gabinete tuitou hoje que a conta do primeiro-ministro estava totalmente protegida e todos os tuítes compartilhados na madrugada de sábado para domingo “devem ser ignorados”.

publicidade

Leia mais:

Modi possui uma das contas mais populares do Twitter, com mais de 73 milhões de seguidores no Twitter. Seu gabinete disse que a plataforma tomou as medidas necessárias para proteger a conta assim que tomou conhecimento do possível hackeamento.

Twitter possui sistema secreto para lidar com ataques contra contas famosas

O objetivo de todo usuário do Twitter é evitar ser o personagem principal do dia, segundo o meme. Só que se você for azarado, a plataforma está preparada para te ajudar a sobreviver ao ataque de trolls em potencial. De acordo relata a Bloomberg, a empresa desenvolveu o Project Guardian, que é uma lista interna de milhares de contas que podem ser atacadas por outros usuários. A lista rastreia rapidamente qualquer reclamação relacionada a esses usuários nos sistemas de moderação do Twitter.

A conclusão dos relatórios da Bloomberg é que o Project Guardian é um aspecto preditivo das medidas de segurança do Twitter. Sendo ao contrário do tratamento dado pelo Facebook aos VIPs, o qual já foi criticado por permitir que celebridades e políticos quebrassem as regras dessa plataforma. O sistema do Twitter não necessariamente concede mais privilégios aos usuários em questão.

Para saber mais, acesse a reportagem do Olhar Digital.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!