A Nasa anunciou na noite desta terça-feira (14) o adiamento da data de lançamento do Telescópio Espacial James Webb. Segundo a agência, o lançamento não deve ser antes do dia 24 de dezembro, mas a nova data e o novo horário ainda não foram divulgados.

Em um comunicado curto divulgado em seu site e nas redes sociais, a Nasa informou que o adiamento se deu por conta de um problema de comunicação entre o observatório e o sistema do veículo de lançamento. A nova data deve ser confirmada até a próxima sexta-feira (17).

publicidade

Outros adiamentos

Esse não é o primeiro adiamento de lançamento do James Webb. A previsão inicial era que o telescópio fosse lançado em 31 de outubro. Porém, por conta de processos logísticos, já em junho essa previsão foi alterada para novembro ou dezembro.

Em setembro, porém, a Nasa bateu o martelo e confirmou o lançamento para o mês de dezembro, mais precisamente, para o dia 18, um sábado. Agora, com o novo adiamento, é possível que o lançamento do telescópio acabe ficando apenas para 2022.

Sucessor do Hubble

O James Webb é o maior telescópio espacial já produzido pelo homem, o observador é uma parceria da Nasa com a Agência Espacial Europeia (ESA) e a empresa de engenharia aeroespacial Arianespace. Esta última será responsável pelo lançamento, que será feito a bordo de um foguete Ariane 5.

Leia mais:

O lançamento do telescópio espacial James Webb será realizado da base de lançamento de Kourou, na Guiana Francesa. O novo telescópio é classificado como o “sucessor do Hubble”, e é fruto de um investimento de US$ 10 bilhões (cerca de R$ 57 bilhões, na cotação atual).

O James Webb promete ser pelo menos 100 vezes mais aprimorado que o seu antecessor, o que deve permitir a observação de galáxias antigas, quase primordiais.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!