A Apple lançou um novo aplicativo que auxilia usuários do Android no rastreamento de AirTags. De acordo com a empresa, o app serve tanto para encontrar acessórios perdidos quanto para proteger usuários da invasão de privacidade.

O Tracker Detect tenta manter os usuários do Android seguros, procurando por AirTags inesperadas nas proximidades ou outros dispositivos compatíveis com a rede Find My da Apple. Testamos aqui, mas felizmente não encontramos nenhuma AirTag clandestina.

Mecanismos de segurança

Segundo a Apple, a mecânica do Tracker Detect é simples. O usuário pode fazer o download direto da Google Play e, após aceitar os termos de uso, basta clicar no botão scan para que ele faça uma varredura dos dispositivos de rastreamento próximos.

Em seguida, ele indicará uma lista com todas as AirTags e outros dispositivos compatíveis com o rastreamento da Apple ao redor, indicando o proprietário registrado e o nome do dispositivo, juntamente com a data da última vez que ele foi encontrado. Ele também deve fornecer informações sobre o sistema de rastreamento da Apple, bem como a opção de ativação do alarme para AirTags perdidas.

publicidade

Embora não tenham sido criadas para este intuito, as AirTags podem facilmente ser modificadas para se transformarem em acessórios de rastreamento e invasão de privacidade, o que justifica a preocupação da Apple com a publicidade dos dispositivos ao redor dos usuários.

Ainda segundo a fabricante, embora esteja disponível para Android, o app é compatível apenas com AirTags e não é capaz de identificar rastreadores de terceiros, como as Galaxy SmartTags, por exemplo.

[Atualizado] Apesar da disponibilidade na Google Play, o app da Apple pode aparecer indisponível para alguns dispositivos. O Olhar Digital testou o recurso em dispositivos Samsung Galaxy, Google Pixel e Motorola e somente o último se mostrou compatível com app. A indisponibilidade pode ser alguma diferença nas versões do Android e o recurso deve ser disponibilizado em breve para outros dispositivos.

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!