Veículos e Tecnologia

Vazam imagens da versão elétrica do Porsche Macan durante testes na neve

Por Lucas Berredo, editado por Fábio Marton
15/12/21 16h16, atualizada em 15/12/21 16h28
Imagem conceitual para o Porsche Macan

BoJack/Shutterstock

A nova geração do Porsche Macan, que vai ser 100% elétrica, foi flagrada durante testes na neve da Alemanha neste fim de semana. O site Motor1 capturou o SUV de luxo elétrico, com previsão de lançamento em 2023, quando este enfrentava um problema técnico próximo a uma estação de recarga. No flagra, os fotógrafos conseguiram extrair fotos das porções externa e interna do carro.

A partir das imagens, o que dá para se notar, à primeira vista, é o fato de o novo Macan possuir janelas sem moldura. Na frente, além da grade frontal falsa e do difusor duplo, os faróis LEDs aparecem nos quatro pontos já padronizados da Porsche, com os feixes alto e baixo do farol inferior rebaixados ao nível do para-choque.

Leia mais:

Na parte traseira, é possível ver também o spoiler encaixado no porta-malas, onde, aparentemente, o Porsche Macan elétrico ostenta uma outra barra de LED. No entanto, ainda não dá para saber se esta configuração vai continuar a mesma no modelo de produção ou é exclusiva para os testes de inverno.

Porsche Macan elétrico foi flagrado na neve (Crédito: Reprodução/Motor1/Carpix)

Na parte de dentro, a equipe de fotografia não conseguiu capturar muitas imagens e, na única que foi divulgada, o que se pode ver apenas é o visor 100% digital para o motorista.

Espaço interno do Porsche Macan elétrico (Crédito: Reprodução/Motor1/Carpix)

Plataforma de construção

O Porsche Macan 2023 também será desenvolvido sobre a plataforma PPE (Premium Platform Electric), anunciada em 2017 e que surge como uma alternativa para a onipresente MEB — quase um padrão do grupo Volkswagen. Entre as vantagens nessa base exclusiva para elétricos, estão suspensão a ar, vetorização de torque e velocidade de recarga em até 350 kW.

Detalhe lateral do Macan (Crédito: Reprodução/Motor1/Carpix)

Nos carros PPE com acabamento padrão, a tração é traseira em razão do motor elétrico na seção posterior, enquanto nos modelos mais caros, um propulsor dianteiro acrescenta potência extra para otimizar a tração integral. Neste último caso, os motoristas têm a opção de acionar o motor elétrico frontal sempre que será necessário e desligá-lo para aumentar a eficiência energética.

Visão traseira do Macan elétrico (Crédito: Reprodução/Motor1/Carpix)

Além do Porsche Macan, a PPE também será utilizada em dois novos modelos da Audi: o A6 e-Tron, apresentado no início do ano no Salão de Xangai, e o RS6 e-tron.

Via Motor1

Imagem: BoJack/Shutterstock

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Deixe sua opinião
Sugeridos pra você
Tags