Neste ano o Natal dos brasileiros pode não ser o mais generoso, não por falta de vontade, mas por falta de dinheiro. De acordo com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), um em cada três consumidores que vão presentear alguém possui contas em atraso.  

O estudo mostrou ainda que 67% das pessoas que darão presentes estão com o nome “sujo”, ou seja, já possuem débitos em atraso. Além disso, 27% dos generosos gastam mais do que podem no Natal.  

publicidade

Leia também!

Uma parte considerável dos entrevistados revelaram que vão deixar de pagar contas para participar das comemorações de Natal (8%), comprar presentes (7%) ou participar das comemorações de Réveillon (6%). 

A pesquisa ainda escutou dos voluntários quais são as contas que serão deixadas para depois e descobriu que 24% deixará a TV por assinatura em atraso, outros 20% ficarão inadimplentes com os boletos de internet ou fatura do cartão de crédito.  

Cerca de 13% vão atrasar os boletos do financiamento do carro ou moto, enquanto 11% não vai pagar as contas de água ou luz.  

Presentes de natal
Presentes de Natal poderão custar contas pagas, aponta pesquisa. Imagem: George Dolgikh / Shutterstock

“O recomendável é não comprar por impulso e planejar as despesas de acordo com o orçamento, sempre priorizando a quitação de contas. O início do ano é sempre uma época de gastos extras como impostos e material escolar dos filhos, por exemplo. Fazer uma lista prévia do que se deseja e pesquisar preços são as atitudes mais indicadas para não extrapolar as finanças”, disse o presidente da CNDL, José César da Costa. 

“É compreensível o apelo ao consumo durante o Natal, mas a pessoa deve gastar de acordo com sua realidade financeira. Se há dívidas a pagar, assumir novos compromissos poderá piorar ainda mais este quadro. O ideal é restringir os gastos e equacionar as contas em atraso em primeiro lugar”, ressalta Costa. 

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!