A Xiaomi anunciou, nesta sexta-feira (17), o lançamento de um novo dongle para televisores, o Xiaomi TV Stick 4K. O produto é consideravelmente pequeno e em formato de pendrive, já vem com Android TV 11, conta com controle remoto para facilitar o uso ao ponto de já entregar atalhos para dois serviços de streaming bem famosos.
Mesmo com o amadurecimento dos sistemas operacionais nas TVs, como o webOS nos modelos da LG, Tizen para a Samsung ou Roku em outras empresas, o mercado de dongles para entregar esse recurso em televisores menos espertos ainda existe. A Xiaomi resolveu mostrar mais um gadget para esse fim, com o Xiaomi TV Stick 4K.
Leia também
Este aparelho é menor que os concorrentes, assumindo um visual que muito lembra um pendrive – ele vai ficar escondido atrás da TV, então não fique preocupado com a aparência. Assim como o nome já dá a entender, a resolução máxima suportada pelo Xiaomi TV Stick 4K é de 2160p, mas outros detalhes chamam a atenção, como o suporte para Dolby Vision e Dolby Atmos, junto de DTS HD.
Xiaomi TV Stick 4K tem processador quad-core
O responsável por comandar tudo isso sem engasgos é o chip Amlogic S905Y4 com quatro núcleos, que vem com 2 GB de RAM e 8 GB para espaço interno. O armazenamento não é muito generoso, mas deve ser o suficiente para baixar todos os apps de streaming disponíveis para o Android TV, junto de alguns poucos jogos.
Assim como todo Android TV, o Xiaomi TV Stick 4K também funciona como um Chromecast, permitindo o compartilhamento de tela ou mídia de um PC, smartphone ou tablet Android, ou mesmo de um iOS e macOS – este último pelo navegador Chrome.
O controle remoto é completo para o que ele precisa ter, isso significa botões para mover o cursor na tela, outro exclusivo para chamar o Google Assistente, ajuste de volume e também dois dedicados para abrir a Netflix e o Amazon Prime Video. Toda conexão com a internet pode ser feita em Wi-Fi de 5 GHz, detalhe importante para o consumo de conteúdo em 4K.
Quando e quanto?
Mesmo com o Xiaomi TV Stick 4K já disponível no site da fabricante asiática, ainda não existe previsão de lançamento para o Brasil e nem mesmo preço sugerido para o mercado internacional. Ele certamente terá um custo próximo da concorrência, como o Chromecast com Google TV, que é vendido por US$ 50 nos Estados Unidos.
Via: 9to5Google.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!