O Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou na noite desta quinta-feira (23) que a vacinação de crianças de cinco a 11 anos de idade só será permitida mediante prescrição médica. A decisão foi comunicada durante uma entrevista coletiva concedida pelo ministro para dar esclarecimentos sobre a imunização de crianças.

Queiroga disse que o documento com as recomendações sobre a vacinação de crianças deve ir ao ar em breve. “O documento que recomenda a vacina da Pfizer. Nossa recomendação é que não seja aplicado de forma compulsória”, disse o ministro.

Protocolo parecido com o da Alemanha

“Essa vacina estará vinculada a prescrição médica, e a recomendação obedece às orientações da Anvisa”, completou Queiroga. O ministro relembrou que o imunizante já foi aprovado para utilização em crianças de cinco a 11 anos nos Estados Unidos e na Alemanha, mas que a decisão da imunização caberá aos pais.

De acordo com o ministro, a opção pela exigência da prescrição médica para vacinação de crianças é muito parecida com o que foi adotado na Alemanha. O ministro ainda não estabeleceu uma data para o início da imunização das crianças, mas informou que será possível começar a vacinação dentro de um “prazo curto”.

publicidade

Sem data para início

Crianças. Imagem: Shutterstock
Vacinação das crianças de cinco a 11 anos ainda não tem uma data para começar. Imagem: Albr Shutterstock

O início da vacinação das crianças depende diretamente da aprovação da Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, que está conduzindo uma consulta pública sobre a imunização de crianças de cinco a 11 anos.

“Esse tempo entre a aprovação final, marcada para o dia cinco, e o início da campanha de vacinação é tempo suficiente para que as salas de vacinação se preparem para a aplicação”, declarou Queiroga.

Leia mais:

Segundo o titular da Saúde, a vacinação de crianças no exterior não teve efeitos significativos na diminuição do número de óbitos nesta faixa etária. Segundo ele, será necessário mais tempo de pesquisa para poder fazer esta relação de maneira clara e direta.

Via: CNN Brasil

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!