Uma pesquisa da Plataforma Científica Pasteur – Universidade de São Paulo (SPPU, na sigla em inglês) apontou que pacientes com sintomas leves de Covid-19 podem testar positivo para o vírus durante meses.  

O estudo mostra que 8% destes pacientes continuam com o vírus ativos no organismo. Os pesquisadores coletaram amostras de pessoas que testaram positivo para Covid-19 na região metropolitana de São Paulo entre março e novembro de 2020.  

publicidade

Leia também! 

Os cientistas separaram 38 pacientes que tiveram sintomas leves da doença e notaram que estes testaram positivo para a doença durante um período além do esperado.  

“Nós coletamos amostras desses pacientes a cada semana para testagem. Três pacientes foram classificados como atípicos, pois se mantiveram positivos por mais tempo”, explicou Marielton dos Passos Cunha, pós-doutorando na SPPU e um dos autores do artigo.

Teste PCR contra Covid-19 sendo aplicado em indivíduo
Pesquisa aponta que pacientes com Covid-19 leve podem testar positivo por meses. Imagem: Drazen Zigic/Shutterstock

Normalmente, testa positivo por duas ou três semanas após o início dos sintomas. Já os pacientes com a Covid-19 longa podem ter o resultado positivo durante meses. O paciente que manteve o vírus por mais tempo tinha HIV e estava com a contagem de células do sistema imune normal, mas testou positivo para 232 dias.  

Ainda não se sabe qual o motivo para que estas pessoas tenham o teste de Covid-19 positivo por tanto tempo, até então, o quadro só havia sido observado em pessoas imunossuprimidos. “Alguns fatores do hospedeiro podem estar ligados a essa positividade prolongada, como estado nutricional, condição imunológica e idade”, afirma Cunha.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!