A TTTV, ou Tasty TV é um aparelho que reproduz diferentes sabores e pode ser lambido pelo usuário para saber qual é o gosto da imagem que está sendo mostrada. Os sabores são simulados por misturas de diferentes aromatizantes e temperos, e o gosto é borrifado na tela, para que o usuário sinta o gosto ao dar uma lambida.

Homei Miyashita, professor da Universidade Meiji, no Japão, é o criador dessa curiosa TV que pode ser lambida. Ele apresentou o conceito desse sintetizador de sabores em 2020, mas o novo protótipo é uma versão bem aprimorada do dispositivo.

publicidade

Ele garante que a Tasty TV é perfeitamente higiênica, basta que sua tela seja devidamente limpada após cada lambida. Assista ao vídeo abaixo para ver como funciona o processo.

Nas palavras de Miyashita, “o objetivo é tornar possível para pessoas experimentarem algo como comer em um restaurante do outro lado do mundo, mesmo estando em casa”. Ele imagina aplicações como aulas para cozinheiros e sommeliers, além de jogos de adivinhação de sabores.

publicidade

Indo ainda além, o inventor acredita que as TVs do futuro poderão ter esse recurso integrado, e assim, reproduzirem gostos de comidas mostradas em suas telas. Caso isso aconteça um dia, os canais de culinária no YouTube nunca mais serão os mesmos.

É claro que isso iria aumentar o preço final do produto, mas a ideia saborosa, apesar de maluca. Só o protótipo já teve um custo meio salgado, 100 mil ienes, ou o equivalente a R$ 4.956 na conversão direta.

publicidade

Próximo passo, uma torradeira que imprime sabores

A ideia é muito curiosa mas também tem potencial, mas eu sigo esperando alguém inventar o replicador de alimentos de Star Trek. Miyashita também deve estar pensando nisso, já que está negociando com empresas para desenvolver uma máquina capaz de aplicar o gosto de uma pizza ou chocolate em uma torrada, ou seja, uma espécie de torradeira com diferentes sabores.

Leia também:

publicidade

Imagem: Kim Kyung-Hoon (Reuters)

Fonte: Engadget e Reuters