Veículos e Tecnologia

Tesla decide bloquear videogame enquanto os carros estiverem em movimento

Por Ronnie Mancuzo, editado por André Lucena
24/12/21 14h37, atualizada em 24/12/21 14h51
Mulher usando touchscreen em Tesla, que pode permitir jogos

Mulher usando touchscreen em Tesla, que pode permitir jogos (Foxy Burrow/Shutterstock)

A Tesla decidiu que fará uma atualização sem fio de software – over-the-air (OTA) – para bloquear o videogame dos seus veículos quando eles estiverem em movimento. A medida acontece logo após a montadora de carros elétricos se tornar alvo de investigação por permitir aos motoristas jogarem os jogos existentes na funcionalidade Passenger Play enquanto dirigiam.

Com isso, o acesso ao videogame deverá novamente estar limitado a quando os carros estiverem estacionados. A funcionalidade Passenger Play (que possui jogos e buscador de internet, por exemplo) entrou no radar da Administração Nacional de Segurança do Tráfego Rodoviário (NHTSA) dos Estados Unidos por supostamente causar distração ao condutor do veículo e aumentar os riscos de acidente.

Leia mais:

Mais de meio milhão de carros da Tesla na mira da NHTSA

Em um comunicado, a NHTSA afirmou que “a Lei de Segurança Veicular proíbe os fabricantes de vender veículos com defeitos que representam riscos irracionais à segurança, incluindo tecnologias que desviam os motoristas de dirigir com segurança”. Em sua investigação, a agência americana inseriu mais de meio milhão de carros da Tesla para serem avaliados.

Por ser uma atualização OTA, ela poderá ocorrer de forma um pouco específica, dependendo do modelo do veículo. Isso se deve em virtude de semelhanças de hardware e componentes, além de requisitos de atualização. Por exemplo, enquanto carros Model 3 e carros Model Y têm hardware muito semelhante, carros Model S e carros Model X são os que compartilham mais componentes. Isso pode exigir uma atualização OTA exclusiva para cada um desses pares.

Embora a Tesla tenha decidido reverter o funcionamento do recurso, a agência de segurança disse que suas investigações devem continuar. Há a possibilidade da NHTSA exigir da Tesla uma convocação para recall dos veículos, já que uma mera atualização OTA pode permitir aos clientes decidir ou não pela novidade. Em outras palavras, eles podem recusar a atualização para continuar jogando videogame quando o carro estiver em movimento.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal.

Imagem: Foxy Burrow/Shutterstock

Deixe sua opinião
Tags