Alguns dos momentos mais aguardados pelos fãs do universo “Harry Potter” estão chegando: o reencontro do elenco em “Harry Potter 20 anos: De Volta A Hogwarts”, marcado para estrar na HBO Max em 1° de janeiro de 2022, e mais um capítulo dos acontecimentos da escola de bruxo antes de Potter com “Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore”, disponível nos cinemas a partir de 15 de abril de 2022. Pensando nisso, o Olhar Digital preparou uma lista com todos os professores de Defesa Contra as Artes das Trevas que passaram por Hogwarts, para que você possa relembrar, identificar e se preparar para o futuro. Confira abaixo!

Severo Snape

Alan Rickman como Severo Snape em Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001).  Imagem: © 2001 - Warner Bros. - Todos os direitos reservados
Alan Rickman como Severo Snape em Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001). Imagem: © 2001 – Warner Bros. – Todos os direitos reservados

Não tem como começar essa lista sem Severo Snape. Entre os professores de Defesa, o bruxo é o primeiro a ser apresentado e tem, desde o início, um papel muito importante na saga.

Da casa Sonserina, quando estudante, sempre sofreu bullying. Era amigo íntimo e apaixonado por Lilian Potter, mãe de Harry, se tornando assim um inimigo declarado de Tiago Potter (James Potter na versão em inglês), pai do bruxinho, e também de Sirius Black (também devido ao bullying que eles praticavam). Com uma infância e adolescência difícil, se voltou para a Arte das Trevas e era mestre no preparo de poções.

publicidade

Contudo, apesar da sua inclinação para o mal, trocou de lado devido seu amor por Lilian (mesmo após sua morte), se tornando extremamente fiel a Dumbleodore e, mais tarde, substituindo o papel do diretor da escola, a pedido do bruxo alfa.

Quirino Quirrell

Ian Hart e Daniel Radcliffe como Quirino Quirrell e Harry em Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001) Imagem: © 2001 – Warner Bros. – Todos os direitos reservados

Junto com Snape, temos Quirino Quirrell, também apresentado no primeiro filme de Harry. O bruxo ficou conhecido como, provavelmente, um Comensal da Morte, já que seguia ordens de Lord Voldemort.

Da casa Corvinal, era gago, tímido e aparentemente sempre amedrontado, foi facilmente seduzido pelas Artes das Trevas e corrompido por Volemort. O bruxo, especialista em feitiços de transfiguração, foi o responsável por um dos primeiros contatos de Harry com “aquele que não deve ser nomeado”.

Remo Lupin

David Thewlis em Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (2004) como Remo Lupin. Imagem: © 2004 Warner Bros. Ent. Direitos de publicação de Harry PotterJ.KR

Bruxo mestiço da casa Grifinória, era amigo de Tiago Potter e foi responsável por ensinar a Harry como produzir um Patrono – um tipo de força positiva. Lutou bravamente em diversas batalhas de Hogwarts, bem como contra Comensais da Morte. Lupin se demitiu da Escola de Magia após Snape relevar a todos que o professor é também um lobisomem.

Gilderoy Lockhart

Kenneth Branagh como Gilderoy Lockhart em Harry Potter e a Câmara Secreta (2002). Imagem: Warner Bros.

O Prof. Gilderoy Lockhart foi um aluno da Corvinal e se tornou uma celebridade entre os bruxos, devido seus livros sobre as criaturas das Trevas e de seus encontros com elas. Contudo, nunca fez nada do que contava nas obras e, assim, revelou um dos seus maiores – e reais – talentos: feitiços da memória, os quais usava para fazer as pessoas acreditarem em suas lendas.

Ironicamente, sua história termina quando ao tentar lançar um feitiço com a varinha quebrada de Rony Weasley acaba atingindo a si mesmo, perdendo a memória.

Dolores Umbridge

harry potter; professores
Imelda Staunton como  Dolores Umbridge em Harry Potter e a Ordem da Fênix (2007). Imagem: Foto por cortesia de Warner Bros. Pictures – © 2006 Warner Bros. Entertainment Inc.

Dolores foi professora de Defesa Contra as Artes das Trevas durante o quinto ano de Harry Potter em Hogwarts. Era cruel e insensível, sendo da clássica casa Sonserina. Também arrogante e insubordinada, Umbridge alcançou cargos importantes dentro do Ministério da Magia e chegou a substituir Albus Dumbledore na diretoria de Hogwarts. Ela movimentou e interferiu o quanto pode em leis e decisões a partir de suas posições importantes.

Leia mais!

Foi responsável por diversas atrocidades contra alunos – que junto com alguns professores, a detestavam – como a captura e prisão de nascidos-trouxas – bruxos com pais não bruxos (parte da queda do Ministério da Magia). Ela foi presa e julgada em Azkaban por suas ações.

Bartolomeu Crouch Jr.

harry potter; professores
David Tennant como Bartô em Harry Potter e o Cálice de Fogo (2005). Imagem: Warner Bros. Pictures

Bruxo puro-sangue, fiel ao Lord Volemort e Comensal da Morte, Crouch Jr. (ou Bartô) é considerado, por alguns, um dos Comensais mais poderosos de Voldemort. O bruxo aparece em “Harry Potter e o Cálice de Fogo” e era famoso por suas poções polissuco, feitiços e por ter conseguido lançar as três Maldições Imperdoáveis desde muito novo.

Seu cargo como professor de Defesa Contra as Artes das Trevas era, na verdade, apenas parte de seu papel como Alastor Moody (o verdadeiro professor) – disfarce que usou para se infiltrar em Hogwarts após sua fuga de Azkaban.

Amico Carrow

Amico Carrow era um Comensal da Morte. Foi apresentado em “Harry Potter e o Enigma do Príncipe”, na torre de astronomia, quando Severo Snape mata Alvo Dumbledore. O bruxo e tornou professor na Defesa Contra as Artes das Trevas após a queda do Ministério da Magia – golpe realizado por Voldemort usando Pio Thicknesse.

Gostava de punir e torturar alunos, no entanto, ao final da Batalha de Hogwarts, foi preso em Azkaban junto com sua irmã e cumplice, Alecto Carrow.

Arsênio Jigger

Pouco se sabe sobre Arsênio Jigger, além de que foi um dos escritores de alguns livros usados na Defesa Contra as Artes das Trevas. De acordo com a página oficial de fandom do Universo Harry Potter, Jigger era um mago especializado em poções e defesa contra as trevas.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!