O Dicio, um dos dicionários online em português mais usados do mundo, divulgou a lista das palavras mais buscadas na plataforma em 2021 e a pandemia dominou vários deles. Termos como “Genocídio” e “Comorbidade” foram os mais buscados no site durante o ano.

No caso de “Genocídio”, o termo foi procurado nada mais de 4,5 milhões de vezes. A palavra passou a ser usada por críticos de Jair Bolsonaro para criticar a atuação do presidente durante a pandemia da Covid-19. O termo também é disparado o que lidera.

Para efeito de comparação, em segundo lugar entre as palavras mais buscadas do Dicio em 2021 aparece comorbidade,  com apenas 423 mil buscas, muito a menos do as 4,5 milhões do primeiro colocado. O termo foi muito utilizado para designar uma parcela do grupo prioritário na vacinação contra a Covid-19.

Confira o top 10 de palavras mais buscadas no ano do Dicio

1) Genocida – 4,5 milhões de buscas 

publicidade

2) Comorbidade – 423 mil 

3) Empatia – 390 mil 

4) Basculho – 322 mil 

5) Amor – 321 mil 

6) Perseverança – 320 mil 

7) Respeito – 291 mil 

8) Pandemia – 286 mil 

9) Estima – 270 mil 

10) Hetero – 266 mil 

Total: 280 milhões

Os significados para genocídio, segundo o Dicio, são: “pessoa que ordena ou é responsável pelo extermínio de muitas pessoas em pouco tempo. Pessoa que cometeu genocídio, quem deliberadamente ordenou o extermínio de um grande número de pessoas, de todo um grupo étnico ou religioso, de um povo, de uma cultura ou de uma civilização”.

Já comorbidade significa: “associação de duas ou de várias doenças que aparecem de modo simultâneo em um mesmo paciente: hipertensão e diabetes são comorbidades ligadas à obesidade”.

Outros termos como basculho, popularizado no BBB 21, também aparecem no top 10. Palavras positivas como empatia, amor e respeito ainda pontuam entre as mais buscadas do Dicio em 2021.

Leia mais:

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!