O Google já está trabalhando no Android 13, que vai ter o codinome Tiramisu. Um novo relatório do XDA-Developers trouxe quatro mudanças notáveis ​​na construção. As principais novidades incluem idiomas de aplicativos, permissão de tempo de execução para notificações, TARE (economia de recursos do Android) e layout do relógio de tela de bloqueio. Veja os detalhes a seguir.

Idiomas do aplicativo

publicidade

Parece que, no Android 13, os usuários serão capazes de definir diferentes idiomas para diferentes aplicativos com a ajuda das configurações de “Idioma do aplicativo”. Atualmente, o sistema operacional define o idioma em todo o sistema e não em uma base de aplicativo por aplicativo.

Permissão de tempo de execução para notificações

O Google parece estar interessado em resolver o problema de spam de notificação e no Android 13. Há uma nova permissão em desenvolvimento chamada “POST_NOTIFICATIONS”, o que significa que as notificações podem se tornar um recurso opcional. Isso significa que os usuários podem escolher se desejam que o aplicativo envie notificações ou não.

Vale lembrar que a Samsung já introduziu algo semelhante para permissão de notificações no mais recente One UI 4 baseado no Android 12.

TARE

Com o Android 13, o Google lançará a base para o recurso “TARE”, que é uma abreviatura de “The Android Resource Economy”. Ele se concentra no gerenciamento do uso de energia no dispositivo, com o recurso funcionando por meio das políticas AlarmManager e JobScheduler.

Leia mais:

O recurso apresenta os “créditos de recursos do Android”, uma forma de moeda vinculada ao nível da bateria do dispositivo. A empresa concederá créditos aos aplicativos com base em quão descarregada está a bateria, e os aplicativos podem então usar esses créditos como “pagamentos” pela oportunidade de realizar tarefas.

Layout do relógio da tela de bloqueio

Outra mudança voltada para o usuário que está chegando no Android 13 é a capacidade dos usuários de alterar o layout do relógio da tela de bloqueio. Ele permitirá que os usuários mostrem o relógio em uma única linha, em vez de um grande layout quadrado de duas linhas.

Esses são alguns dos recursos que a equipe do XDA-Developers conseguiu descobrir, mas com certeza haverá mais recursos chegando ao sistema operacional Android 13. Saberemos mais sobre isso nos próximos meses por meio de vazamentos.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!