Para a maioria dos filmes, o sucesso ou fracasso é algo mais imediato. Logo após o lançamento, sabemos a bilheteria e as impressões de todos os que assistiram. Mas algumas histórias são recebidas com indiferença pela crítica e pelo público, mas quando revisitadas depois de anos, ganham sucesso renovado.

Então vamos conferir alguns desses filmes que demoraram a encontrar sucesso, só para virarem clássicos anos mais tarde.

007 – A Serviço Secreto de Sua Majestade

Divulgação/MGM

Antes de James Bond ter vários rostos, como hoje já somos totalmente acostumados, ele era apenas Sean Connery. Quem sofreu as consequências dessa ligação da imagem do ator com o filme foi o filme “007 – A Serviço Secreto de Sua Majestade” e George Lazenby, o ator escolhido para dar vida ao novo Bond.

publicidade

Depois que o público se acostumou à constante troca de rostos do personagem, ao olhar para traz é possível ver que o filme se encaixa bem no tom trágico e vulnerável dos filmes que se seguiram.

The Rocky Horror Picture Show

Um exemplo de filme à frente de seu tempo é “The Rocky Horror Picture Show”. O musical britânico sobre manifestação de pensamento e sexualidade não fez sucesso quando lançado, em 1975. O filme foi considerado esquisito, grosseiro e até mesmo ofensivo pela audiência da época.

Mas, logo os donos de cinema perceberam que existia uma espécie de culto a “The Rocky Horror”, com uma audiência pequena mais fiel, que via e revia os filmes o tempo todo. A história, então, se tornou um filme para a sessão da meia-noite, e um clássico com o tempo.

O Iluminado

filmes
Divulgação/Warner Bros

Sim, o filme considerado com um dos melhores do gênero de terror de todos os tempos, está nessa lista. Hoje, são muito destacadas a atuação de Jack Nicholson e a direção de Stanley Kubrick.

Mas, na época, a história foi recebida com fúria pelos fãs do romance de Stephen King, pelas mudanças no plot e variações no tom das cenas feitas pelo diretor. Para se ter ideia, Kubrick foi indicado ao infame prêmio Framboesa de Ouro, na categoria de Pior Diretor. Hoje, isso é quase inimaginável.

Meninas Malvadas

Se “nas quartas usamos rosa” é porque alguns anos se passaram até “Meninas Malvadas” realmente pegar no gosto do público. O filme não foi um fracasso em seu lançamento, mas era apenas mais uma comédia dos anos 2000.

Com o passar dos anos e o envelhecimento do público alvo, que habita é um público extremamente ativo na internet, o filme alcançou patamares inimagináveis na época, se tornando diferentes memes com um quê de nostalgia.

Alien

Outro exemplo de que não é preciso ser um fracasso para envelhecer bem é “Alien”, que na verdade sempre foi um sucesso desde o lançamento, com um dos maiores vilões de todos os tempos. Mas, os críticos da época teceram críticas ao enredo do filme, considerando-o extremamente raso e com personagens quase inexistentes.

Só que os anos passam e as opiniões mudam. Anos depois, os personagens do filme passaram a ser considerados como agradáveis e desenvolvidos o suficiente para serem significativos ao morrer, e o enredo que antes era visto como raso, passou disso para uma obra prima na construção de suspense sem enrolação.

A Fantástica Fábrica de Chocolate

O fracasso do filme de 1971 é considerado como resultado de mudanças culturais. Na época em que foi lançado, com todas as mudanças que os anos 70 trouxeram – principalmente nos Estados Unidos, filmes para a família estavam simplesmente fora de moda.

“A Fantástica Fábrica de Chocolate” ganhou audiência como um filme para assistir em casa. Depois do fracasso da adaptação de 2005, o sucesso tardio do filme anterior ficou ainda mais evidente, com as comparações naturalmente geradas na época.

Plano 9 do Espaço Sideral

filmes
Divulgação/Distributors Corporation of America

A apreciação tardia não se limita a filmes bons. Longe disso, visto que existem pessoas que simplesmente amam assistir filmes ruins, apenas por eles serem ruins.

É o caso de “Plano 9 do Espaço Sideral”, filme de Ed Wood, um apaixonado por cinema que não tinha tanto talento para a coisa, mas tinha vontade de sobra. Ele é responsável por vários filmes considerados os piores já feitos, e esse está no topo da lista. Mas, como existe gosto para tudo, “Plano 9” ganhou status de um clássico filme ruim.

Predador

Apesar de não ter sido totalmente detonado pela crítica quando lançado, em 1987, “Predador” foi colocado de lado por causa de críticas negativas pelo enredo raso e pela superficialidade do filme, e considerado um degrau abaixo de outros papéis de Arnold Schwarzenegger.

Mas o tempo passa e as opiniões mudam: hoje seus personagens, principalmente o protagonista, são considerados excelentes, juntamente com ótimos efeitos acerca do predador e a construção da tensão no filme.

O Enigma de Outro Mundo

O terror/ficção científica “O Enigma de Outro Mundo” é um remake de 1982 do filme “O Monstro do Ártico”, de 1951. O problema era que o filme anterior era ainda muito querido pelo público da época, o que fez com que a nova versão de John Carpenter tenha sido massacrada e vista como apenas uma sombra do original, com grandes críticas à violência empregada e ao aspecto gore do filme.

No entanto, tempos mais tarde “O Enigma de Outro Mundo” ganhou aclamação tardia pelos efeitos especiais, enredo e fim icônico, ultrapassando o filme de 1951 para se tornar a versão mais conhecida da história.

Leia mais!

Star Wars – Episódio V: O Império Contra-Ataca

Mais um caso de “eu não acredito que este filme está nesta lista” é “O Império Contra-Ataca”. Considerado hoje por 9 em 10 fãs de Star Wars como o favorito de todos, as coisas não começaram assim. O primeiro Star Wars tinha sido um sucesso gigantesco. O filme foi um sucesso de bilheteria, mas muitos da época não gostaram do tom sombrio e falta de fim e começo, em comparação com o final feliz e relativamente conclusivo do capítulo anterior.

Hoje, “O Império Contra-Ataca” é considerado o melhor filme da franquia, ultrapassando o tão querido “Uma Nova Esperança”. A reputação inicial ruim causa surpresa a muitos, que consideram a história como o auge da franquia, incluindo cenas memoráveis, expansão do universo, romance entre Han Solo e Leia, um duelo icônico e revelações entre Luke Skywalker e Darth Vader.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!