Qualquer usuário da 99 ou Uber já se deparou com a demora para conseguir um carro, motoristas cancelando, ou até mesmo preços mais caros pela alta demanda. E, nos últimos tempos, esses problemas se tornaram ainda mais frequentes, basta perguntar para os amigos e familiares ou fazer uma rápida busca nas redes sociais para confirmar isso.  

Com tantos desafios nos tradicionais e maiores aplicativos de transporte do mercado, outros nomes começaram a se destacar, como, por exemplo, o inDriver que permite que os usuários combinem o valor da corrida diretamente com o motorista, e o BlaBlaCar que funciona como uma carona por app.  

O aplicativo de carona já é bastante conhecido, mas existem diversas dúvidas sobre como ele funciona e nós do Olhar Digital vamos tentar explicar para você como utilizar essa ferramenta alternativa.  

Leia também!

publicidade

Como funciona o BlaBlaCar?  

Diferente dos demais, o aplicativo é focado em grandes distâncias e funciona como uma espécie de carona. Os motoristas se cadastram na plataforma e informam seu destino e as pessoas que farão o mesmo trajeto podem pedir uma carona, assim ambos dividem as despesas da viagem para torná-la mais barata.

Os motoristas também devem informar os detalhes da viagem, como todo o itinerário, horário de partida e quantidade de vagas disponíveis. O passageiro, por sua vez, informará quando quer viajar e poderá visualizar todas as viagens marcadas que se adequam às suas exigências.  

O passageiro então pode escolher qual carona deseja aceitar. Os motoristas podem aceitar seus passageiros automaticamente ou de maneira manual. Depois de conectados, o BlaBlaCar envia os números dos motoristas e passageiros para que os últimos detalhes sejam acertados.  

Logo do BlaBlacar
Como funciona o BlaBlaCar? Entenda os detalhes do app de carona. Imagem: Shutterstock

Quais os métodos de pagamento?  

Os pagamentos do BlaBlaCar devem ser feitos diretamente ao motorista da viagem, a plataforma só faz o papel de conectar os viajantes. De acordo com o app, é necessário levar dinheiro em espécie e já trocado.

O que fazer se o motorista cancelar a carona?  

O BlaBlaCar afirma que este tipo de acontecimento é raro, mas se acontecer com você, o app te avisará assim que o motorista cancelar a carona para que você consiga encontrar outro carro.

Se o motorista não aparecer no horário combinado, a plataforma pede que você aguarde até 30 minutos para compensar qualquer atraso e, caso siga esperando, entre em contato direto com o motorista.  

App do BlaBlaCar aberto em smartphone
BlaBlaCar é um aplicativo de carona. Imagem: Alison Nunes Calazans/Shutterstock

O BlaBlaCar é seguro?  

Assim como outros aplicativos, os passageiros e motoristas devem confirmar diversas informações para poder utilizar o aplicativo, entre eles, a identidade e número para contato, o que traz maior segurança para ambos os lados.  

Além disso, para proporcionar uma melhor experiência na viagem, a plataforma pede que os usuários informem suas preferências, por exemplo, se gostam de música, se preferem conversar ou ficar em silêncio. Motoristas ainda devem informar se são fumantes ou se aceitam pets no veículo. 

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!