Após 25 anos de desenvolvimento e 14 anos depois de ter seu lançamento cancelado pela primeira vez, o telescópio espacial James Webb passou por sucessivos adiamentos até que, finalmente, decolou no topo de um superfoguete Ariane 5 na manhã de sábado (25). E o fato de o evento ter acontecido no dia do Natal repercutiu bastante na Internet, gerando muitos memes.

Foguete Ariane 5 carregando o Telescópio Espacial James Webb foi levado até a plataforma de lançamento em Kourou, Guiana Francesa, em 23 de dezembro, dois dias antes do grande lançamento, que aconteceu na manhã de Natal. Imagem: ESA – S. Corvaja

Primeiro, vamos recordar brevemente toda a trajetória de remarcações. A princípio, ele foi projetado para decolar em 2007, mas, em razão de alguns ajustes que precisaram ser feitos, o lançamento foi cancelado. Somente 14 anos depois, já neste ano, uma nova data foi agendada: ele voaria rumo ao seu destino além da órbita da Terra, uma região do espaço conhecida como Ponto de Lagrange (L2) no sistema formado pelo nosso planeta e o Sol, em 31 de outubro.

Começou aí uma sequência de quatro novos agendamentos. Devido a um problema de logística, a Nasa determinou que o observatório voaria em 18 de dezembro. No entanto, uma falha em um cabo de transmissão de dados do foguete precisou ser corrigida, o que acabou adiando a missão para o dia 22.

Em razão do mau tempo, a agência espacial anunciou que o lançamento teria sua data modificada novamente – dessa vez, para o dia 24. O clima também foi o culpado pelo último adiamento, quando foi definido que o telescópio decolaria na manhã de Natal.

publicidade

Telescópio James Webb quis roubar o Natal?

Foi o suficiente para que os criativos – e ansiosos – usuários do Twitter enchessem a rede de posts sobre a coincidência de datas.

No tweet acima, por exemplo, James Webb é comparado com o personagem Grinch, um ícone dos contos natalinos norte-americanos desde os anos de 1950, que foi interpretado nos cinemas por Jim Carrey. O mal humorado monstro verde fazia de tudo para “roubar o Natal”. Comparação justa? 

Estas usuárias fizeram uma paródia com uma música natalina, assim que souberam do adiamento de 18 para 22 deste mês. Ouça, neste link, a música original, interpretada por Mariah Carrey.

Leia mais:

Claro que o Brasil não fica de fora quando o assunto é meme

Não foram só internautas lá de fora que repercutiram o lançamento natalino do telescópio James Webb. Como todos sabem, o Brasil é uma “fábrica de memes”, e com esse fato histórico não teria como ser diferente.

Camila Esperança, astrônoma e candidata a Ph.D. pelo Observatório Europeu do Sul (ESO), levantou o questionamento: “Será que vai ter presente ou choro?”.

Já a conta NASAWebb, um bem humorado perfil brasileiro sobre o telescópio, que posta em primeira pessoa, como se fosse o próprio, garantiu que o observatório não estava “bêbado do Natal” nem mentindo sobre finalmente decolar.

Nem só de piadas vive a Internet brasileira. Nos tweets abaixo, podemos conferir a emoção de alguns usuários em relação ao evento histórico.

E se você também faz parte da legião de fãs do telescópio James Webb, continue atento ao Olhar Digital, porque aqui no site e em nossas redes sociais, você consegue acompanhar tudo sobre o maior e mais importante observatório espacial do mundo.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!