O estúdio de design italiano Nuvolari Lenard e o fotógrafo Jarmo Pohjaniemi se uniram para criar um novo conceito de super iate, com 202 metros de comprimento e diferentes modos de propulsão.

Construído em aço de alta resistência e alumínio, o Centerfold é apresentado como equipado com a “mais recente tecnologia para entregar baixas emissões ecologicamente sensíveis”.

publicidade

Para termos uma ideia de seu tamanho, o iate seria considerado o maior da frota global, superando o REV Ocean e seus 183 metros. Detalhe: o REV Ocean tem sido usado para tocar projetos de pesquisa no extremo norte do planeta (e não como iate no momento).

Conceito de super iate
Imagem: Reprodução/Superyacht Times

Aliás, o Centerfold seria considerado o maior iate do planeta se estivesse navegando hoje – mas só até 2024, quando o Somnio deve entrar nas águas. Com 222 metros de comprimento e com custo de produção na casa dos US$ 600 milhões (acima dos R$ 3,3 bilhões hoje) a nave, provavelmente, será o maior iate do mundo daqui a mais ou menos dois anos.

publicidade

Leia mais:

O interior do Centerfold consta com 16.800 GT (grandeza calculada com base no volume moldado de todos os espaços fechados do navio. A medida é usada para determinar informações como regras de governo, manobra e segurança da embarcação, bem como as taxas de registro e portuárias.

publicidade
Barco em um cenário próximo a uma cidade
Imagem: Reprodução/Superyacht Times

Com relação à variedade de modos de propulsão diferentes, há emissão zero, modo furtivo totalmente elétrico e um modo de propulsão convencional de alta velocidade movido por motores de propulsão convencional entregando 100 mil cv, para uma velocidade máxima de 35 nós. O super iate também apresentaria vários outros modos de propulsão com desempenhos variados, segundo seus criadores.

Um iate pensado para se destacar

O nome Centerfold é inspirado nas super modelos que ganham a página central em uma revista impressa, já que “ela se destaca das demais”. A criação e a motivação por trás do design são tanto para a beleza artística quanto para a praticidade.

publicidade
parte de entretenimento interno do iate
Imagem: Reprodução/Superyacht Times

O estúdio de design não diz nada sobre o número de decks ou volume de convidados que o Centerfold poderia acomodar. Porém, o iate apresentaria comodidades padrão como um heliporto na proa, uma piscina de borda infinita e um lounge parcialmente coberto na popa, um generoso clube de praia e várias áreas ao ar livre para entretenimento.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal.