Ícone da marca italiana por aqui, o Fiat Uno terá sua produção encerrada no Brasil. E para fechar o ciclo do compacto, produzido de forma contínua em Betim (MG) desde agosto de 1984, a fabricante italiana lançará uma série especial, a Ciao, limitada a 250 unidades.

Em 37 anos de história, a Fiat vendeu mais de 4,3 milhões de exemplares do Uno. O nome da última série no Brasil menciona a saudação de ciao em italiano que pode ser usada tanto para cumprimentar alguém, quanto para se despedir.

publicidade

“O Uno foi o veículo mais vendido da Fiat na América do Sul, além de ter sido pioneiro em muitos quesitos durante toda a sua trajetória”, explica Herlander Zola, diretor do Brand Fiat América do Sul e Operações Comerciais Brasil, em comunicado à imprensa. “Por isso não damos ‘adeus’, mas sim ‘ciao’.”

Pintado em cinza Silverstone, o Fiat Uno Ciao vem com rodas de liga leve em 14” e a logomarca do carro nas cores da Itália (verde, branca e vermelha) à esquerda da tampa do porta-malas. As maçanetas são no mesmo tom do veículo, enquanto teto, retrovisor externo e spoiler traseiro são apresentados na cor preta. O novo compacto inclui ainda um adesivo lateral que traz os dizeres “la storia di uma leggenda” (“a história de uma lenda”, em italiano).

Visual traseiro do Fiat Uno Ciao
Fiat Uno Ciao: despedida do compacto icônico no Brasil (Fiat/Divulgação)

Espaço interno e lista de equipamentos

Por dentro, o Uno traz um padrão mais escurecido, com acabamento bicolor em tons claros nas portas e na faixa central que cruza o quadro de instrumentos. No canto do painel, está a placa numerada (de 001 a 250) que indica a exclusividade do modelo.

Placa numerada do Fiat Uno Ciao
Placa numerada indicando a exclusividade do Fiat Uno Ciao (Fiat/Divulgação)

Sem opcionais, o Fiat Uno Ciao vem com ar-condicionado, direção hidráulica, painel de instrumentos com tela LCD, computador de bordo, sistema de som com rádio Bluetooth e entrada USB, e comando elétrico para travas e vidros. Do ponto de vista da segurança, o modelo apresenta airbag duplo, freios ABS com EBD, cinto de três pontos e isofix (gancho para fixação de cadeira infantil). Há ainda um retrovisor central adicional “para monitorar crianças e pets no banco traseiro”, segundo a montadora italiana.

Espaço interno do Fiat Uno Ciao
Espaço interno do Fiat Uno Ciao (Fiat/Divulgação)

De forma inusitada, o Fiat Uno Ciao é oferecido no site da montadora como um opcional da série Attractive por R$ 87.720 (preço-base para São Paulo) — já incluso no preço a pintura em cinza Silverstone.

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!