Veículos e Tecnologia

Primeiro carro elétrico da Acura se chamará ADX e terá mesma base do Cadillac Lyriq

28/12/21 12h26
Detalhe da logomarca da Acura

Xita/Shutterstock

O primeiro carro elétrico da Acura, marca de luxo da Honda, vai se chamar ADX, de acordo com uma patente recém-registrada pela empresa no Escritório de Marcas e Patentes dos EUA, na última quarta-feira (22).

Previsto para ser lançado em 2024, o ADX será desenvolvido em parceria com a General Motors, que dividirá com a companhia japonesa a plataforma Ultium (também conhecida como BEV3), a base do próximo Cadillac Lyriq. Por conta disso, entende-se que os dois SUVs a bateria terão muito em comum, também por terem os mesmos segmentos de mercado.

Caso o primeiro carro elétrico da Acura siga as mesmas configurações do Lyriq — que, sabe-se, almeja alcançar um status de “padrão” para os SUVs elétricos nos EUA —, ele deve vir com autonomia de 480 km e bateria de 100,4 kWh. Especula-se também um motor com 340 cavalos de potência.

Vale lembrar que, por se tratar de uma patente, pode ser que o nome ADX seja usado para um modelo a gasolina ou até mesmo seja descartado. De qualquer forma, à esta altura, o programa já deve ter ultrapassado a fase de protótipo, ou seja, não deve demorar muito para a Acura confirmar o nome do seu primeiro carro elétrico.

Design de novo carro elétrico será diferente dos modelos da GM

Embora divida a mesma plataforma e trem de força de outros modelos da GM, o SUV da Acura deve assumir acabamento externo e interno distinto dos americanos, com design próprio. Além disso, o carro de luxo não deve compartilhar muitos elementos com sua contraparte na Honda, o Prologue — que também terá participação da GM na construção e será lançado em 2024.

Com este carro, aliás, a Honda planeja atingir zero emissão de carbono na América do Norte em 2040. A marca japonesa também planeja, até 2030, fazer com que 40% de suas vendas sejam oriundas de modelos movidos a bateria ou célula de hidrogênio.

Via Autoevolution

Imagem: Xita/Shutterstock

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Deixe sua opinião
Sugeridos pra você
Tags