A Samsung vai apresentar o primeiro fruto de sua parceria com a AMD, já na primeira quinzena de janeiro. A divulgação aconteceu em uma publicação na conta oficial da marca asiática no Twitter, e o aparelho com gráficos produzidos pela empresa conhecida pelas placas Radeon deve ser a variante da família Galaxy S22 com chip Exynos.

O trabalho conjunto entre Samsung e AMD não é nenhum segredo, as duas empresas já divulgaram esse esforço e isso aconteceu não faz muito tempo. Mesmo com tanto empenho de ambos os lados, o primeiro produto como resultado dessa parceria ainda não apareceu, mas isso deve mudar já no mês que vem.

publicidade

Leia também

“O mercado de jogos está prestes a ficar sério. Fique de olho no próximo Exynos com uma nova GPU, criada a partir do RDNA 2”, diz a publicação. O RDNA 2 é uma arquitetura gráfica utilizada pela AMD em suas placas e que também está presente, neste momento, nos consoles PlayStation 5 e Xbox Series X.

Exynos com GPU AMD chega depois da concorrência

Como o chip Exynos está vinculado com essa arquitetura RDNA 2, fica claro que no dia 11 de janeiro a Samsung mostrará seu primeiro fruto da parceria com a AMD. Ele será o terceiro grande lançamento para SoC, já que a Qualcomm mostrou seu trabalho com o Snapdragon 8 Gen 1 e a MediaTek divulgou o Dimensity 9000.

Rumores apontam que o novo Exynos com GPU da AMD, provavelmente o Exynos 2200, estará em todos os smartphones da família Galaxy S22. Estes celulares topo de linha ainda devem chegar em duas variantes no mercado internacional, onde alguns países terão o aparelho com o Snapdragon 8 Gen 1, para outros apenas com o chip da própria Samsung.

O Exynos 2200 deve apresentar um núcleo Cortex-X2, três Cortex-A710 e mais quatro Cortex-A510. A nova GPU com base na arquitetura RDNA 2 deve ser capaz de lidar com HDR em jogos, além de reflexos e iluminação com ray tracing. O chip certamente trará conectividade 5G e melhorias para o processador de imagens – chamado de ISP, em inglês.

Via: XDA-Developers.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!